Rússia lança drones kamikaze contra Kiev

avatar
4 Min leitura

Autoridades ucranianas informaram que pelo menos quatro pessoas morreram após a Rússia ter lançado uma série ataques contra Kiev nesta segunda-feira, 17, com drones produzidos pelo Irã. Durante o ataque, sirenes de alerta ecoaram em toda a capital.

Ao todo, quatro pessoas foram mortas nos ataques. Outras 19 ficaram feridas, presas ou soterradas, já tendo sido resgatadas, de acordo com Kyrylo Tymoshenko, um alto funcionário que trabalha para o presidente da Ucrânia.

As novas ações da Rússia contra Kiev fazem parte de um ataque mais amplo da Rússia envolvendo drones e mísseis direcionados a infraestrutura do país, especialmente fontes de energia.

A Força Aérea Ucraniana informou também ter destruído 37 drones kamikaze de fabricação iraniana e três mísseis no sul e leste do país. O ministro do Interior da Ucrânia, Denys Monastyrskyi, confirmou que as forças de segurança conseguiram derrubar 36 dos 42 drones que a lançou contra a Ucrânia apenas no dia de hoje.

Outros ataques nas regiões orientais de Dnipropetrovsk e Sumy tiveram como alvo a infraestrutura do país. Três pessoas em Sumy foram mortas por foguetes, nove ficaram feridas e 1.625 ficaram sem energia, disse um oficial militar local.

A rede de energia foi danificada nas regiões central e norte da Ucrânia, mas de acordo com a empresa estatal de energia em um comunicado no Facebook, a rede elétrica permanece sob controle. O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, pediu aos cidadãos que reduzam o consumo de energia, especialmente durante os horários de pico, para ajudar a estabilizar o sistema elétrico do país.

RELATOS

Em Kiev, explosões foram ouvidas às 6h45, horário local, incluindo uma no distrito de Shevchenkivskyi. Kiev foi atingida cinco vezes, disse Shmyhal. Um dos ataques ocorreu perto da principal estação de trem da capital ucraniana. As autoridades pediram que as pessoas permaneçam dentro de casa.

Mais tarde, autoridades informaram que a defesa aérea da região de Kiev estava respondendo ativamente a outro ataque de drones russos.

“Os drones e mísseis kamikaze estão atacando toda a Ucrânia”, disse o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. “O inimigo pode atacar nossas cidades, mas não será capaz de nos derrubar. Os ocupantes receberão apenas punição justa e condenação das gerações futuras. E teremos a vitória.”

O Ministério da Defesa da Rússia confirmou que lançou armas de alta precisão em alvos militares de energia em toda a Ucrânia, visando alvos militares e energéticos.

OS DRONES

Os drones Kamikaze, ou drones suicidas, são pequenos sistemas de armas aéreas portáteis que são difíceis de serem detectados e que podem ser disparados à distância. Eles podem ser facilmente lançados e são projetados para atingir as linhas inimigas e serem automaticamente destruídos durante o ataque.

Uma das pessoas mortas na capital era uma mulher grávida de seis meses, disse o prefeito de Kyiv, Vitali Klitschko, em um comunicado.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário