Criar e instalar no município de Poços de Caldas uma unidade de pronto-socorro veterinário para atendimento gratuito. O Anteprojeto de Lei n. 09/2024, que trata sobre esse demanda, é de autoria do vereador Lucas Arruda (Rede) e foi encaminhado ao Executivo, recentemente.
Desde o início da Legislatura, o parlamentar tem defendido políticas públicas nessa área. Em 2024, além do Anteprojeto, ele apresentou um Requerimento sobre o tema. “Existe uma demanda geral e coletiva por atendimentos médicos veterinários, uma vez que os animais de estimação também são acometidos de diversas patologias, problemas de saúde e emergências, o que justifica essa solicitação. A criação do pronto-socorro é uma promessa do prefeito, temos uma universidade conceituada na cidade que pode ser parceira nesse sentido e precisamos tratar a pauta com olhar atento, pois trata-se de questão de saúde pública”, diz.
Lucas Arruda chama atenção, ainda, para o as castrações realizadas no município. “Recebi informações de que a Prefeitura está atrasando, desde dezembro, o pagamento dessas clínicas, o que tem prejudicado muito o programa de castração e de controle dos animais. Ficamos preocupados, porque se esse programa não tiver uma continuidade teremos transtornos muito grandes. Estamos indagando, também, a questão dos abrigos, locais que acolhem os animais, as pessoas estão pedindo providências nesse sentido. São muitos cachorros abandonados na cidade, o que seria da cidade sem as protetoras, que cuidam e doam sua vida para contribuir nesse sentido”, comenta.
Para o vereador, o Abrigo de Animais do município não é suficiente para atender à demanda. “Faltam suporte nesse acolhimento e soluções para a situação. O Abrigo não é suficiente, precisamos encontrar um local mais amplo. Onde estão as feiras de adoção? Não tem incentivo, as feiras são feitas pelas protetoras. O município precisa realizar isso com frequência, a fim de que tenhamos lares definitivos para gatos e cachorros”, afirma.