PSC e Podemos anunciam fusão partidária

avatar
2 Min leitura

Os partidos PSC e Podemos anunciaram fusão na noite de ontem, terça-feira, 22. A formalização deve acontecer oficialmente na primeira quinzena de dezembro quando haverá uma convenção partidária das siglas. O processo será concluído após análise pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O novo partido manterá o nome do Podemos. O número da urna será o 20 – atualmente utilizado pelo PSC. Com a fusão, a sigla passará a contar com a oitava maior bancada da Câmara dos Deputados, com 18 Federais. No Senado serão 7 cadeiras.

A fusão do Podemos com o PSC teve início logo após o primeiro turno quando ficou atestado que o PSC não havia superado a cláusula de barreira. Sem a fusão, a sigla perderia, por exemplo, o direito ao fundo partidário e ao horário eleitoral gratuito.

Além do Podemos e do PSC, PTB e Patriota também anunciaram fusão com a criação do Mais Brasil. O PROS e o Solidariedade optaram por se unir mantendo o nome do segundo. Novo, PMN, DC e Agir, que não atingiram a cláusula em 2022, ainda não anunciaram possíveis fusões.

Em Poços de Caldas, o PSC conta com um vereador: o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Heitor – que também é o presidente da sigla na cidade. Já o podemos é presidido em Poços de Caldas pelo ex-vereador Rovilson de Lima.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário