O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou um vídeo nas redes sociais para explicar sua ia ao Catar durante a Copa do Mundo. De acordo com ele, a viagem teve como objetivo a entrega de vídeos em língua inglesa armazenados em pen drives que “explicam a situação do Brasil”. Eduardo tem sido duramente criticado por apoiadores do bolsonarismo após ter sido flagrado na partida do Brasil contra a Suíça realizada na última segunda-feira, 28.
Diversos apoiadores do presidente, que continuam acampados em frente a quartéis do Exército, em protestos contra o resultado das eleições do dia 30 de outubro, reclamam que Eduardo “estaria curtindo a vida”. O flagra aconteceu durante a transmissão ao vivo do jogo feita pelo streamer Casimiro Miguel. No exato momento do registro ele posava para fotos ao lado de sua esposa, Heloísa Bolsonaro.
Nesses pen drives aqui têm vídeos, em inglês, explicando a situação do Brasil. Eu espero que você não creia que aqui no Qatar só se fale em copa do mundo. Só para lembrar para você que a Fifa tem mais membros do que as Nações Unidas. A imprensa inteira está aqui. É por isso que a esquerda faz tanto esforço e até projeto de lei para criminalizar quem fale algumas verdades na cara, né, de outros brasileiros que têm esperança de voltar às tetas da Lei Rouanet e etc.
Durante o vídeo, com duração de aproximadamente 1 minuto, Eduardo continua a atacar a esquerda após a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ao longo da tarde desta terça-feira, o nome de Eduardo Bolsonaro já ultrapassava as 170 mil menções no Twitter. Diversos outros termos relacionados ao vídeo como “pen drive” e “Google Drive”, juntos, superavam 70 mil menções.