Vereadores apresentam Projeto de Lei para tombamento da “Alameda do Bacon”

avatar
2 Min leitura

Um Projeto de Lei de autoria dos vereadores Diney Lenon (PT), Silvio de Assis (MDB) e Tiago Braz (Rede) protocolado nesta segunda-feira na Câmara Municipal, propõe o tombamento da Alameda do Bacon – conjunto de trailers de lanches localizados na Avenida Francisco Salles no entorno do Palace Hotel.

A justificativa dada pelos três parlamentares na apresentação do PL, diz que os trailers são marca de Poços de Caldas há décadas e que fazem parte da história do município. “Qualquer poços-caldense, não importando a idade, tem em suas memórias afetivas os passeios pelas praças da cidade passando sempre pela refeição em um dos carrinhos de lanche, como são popularmente nomeados” diz um dos trechos do texto.

Em outro trecho, o documento diz que “o ambiente das praças centrais de nossa cidade é, portanto, marcado pela presença republicana, no melhor da definição das polis do período clássico da história, de carros de lanches, pipocas, algodão doce, balões e churros. Um espaço público que serve toda a população, independente da classe social, da profissão e do poder aquisitivo”.

Na sequência, o documento cita o linguista norte-americano Noam Chomsky que fez a defesa pública dos trailers e conclui citando o decreto n. 25 de 1937 do Patrimônio Cultural que define patrimônio como sendo “um conjunto de bens móveis e imóveis existentes no País e cuja conservação é de interesse público”.

O Projeto de Lei será discutido na sessão ordinária da Câmara de Poços de Caldas nesta terça-feira, 21.

Moção

Os mesmos três vereadores – dessa vez acompanhados de Lucas Arruda (Rede) – também protocolaram nesta segunda-feira na Câmara Municipal uma moção de repúdio pela ausência de representantes do Poder Executivo na audiência pública realizada na última quarta-feira, 15, em que foi discutida a situação dos trailers de lanche.

Atualizado às 18h30 de 20/03/2023 – Após publicação da matéria, o vereador Lucas Arruda (Rede) decidiu assina o Projeto de Lei pelo tombamento da “Alameda do Bacon”. 

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário