A ala adulta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Poços de Caldas foi revitalizada e inaugurada na manhã desta segunda-feira, 15, junto das instalações novas do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).
O Superintendente e Vice-Provedor da Santa Casa, Marcos de Carvalho Dias, ressaltou que o credenciamento para o CTQ foi realizado pelo Governo Estadual no final do ano passado, aguardando agora a verba já aprovada para a aquisição de equipamentos, que totaliza R$2 milhões e 300 mil. Para a reforma da UTI, a Santa Casa foi beneficiada por Emenda Parlamentar do então Deputado Federal Bonifácio Andrada, já falecido, pai do também Deputado Lafayette Andrada.
A cerimônia foi marcada pela homenagem ao Dr. José Tasca, fundador da UTI em Poços de Caldas, com a instalação de uma placa em reconhecimento aos mais de 30 anos de dedicação e coordenação do setor. A placa em homenagem ao Dr. Tasca foi entregue pela Provedora da Santa Casa, Célia Maria de Souza.
O Diretor Técnico do Hospital, Dr. Renan Vicente Starling Braga, destacou a necessidade de disponibilizar à população o Centro de Tratamento de Queimados, evidenciando que em 2023 a demanda triplicou em comparação com o ano anterior.
“Com a conclusão das obras, a Santa Casa se tornará uma referência na região do Sul de Minas para o tratamento de queimados de alta complexidade. A verba de R$2 milhões e 300 mil destinada pelo Estado para compra de materiais e equipamentos, permitirá a criação de seis leitos exclusivos para queimados após a liberação do Ministério da Saúde”, disse o Dr. Renan.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Prefeito Municipal Sérgio Azevedo, o Secretário de Saúde Thiago Mariano e seu Adjunto, Carlos Almeida, o ex-secretário de Saúde Dr. Carlos Mosconi, Vereadores e representantes da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre e de Varginha, entre outros.