Projeto da CITUR de substituição de árvores exóticas por mata nativa é aprovado

avatar
4 Min leitura

O Projeto de Revitalização Ambiental (PRAD) da CITUR (Circuito Integrado do Turismo de Poços de Caldas) foi aprovado para realizar a supressão controlada das árvores exóticas como Pinus e Eucalipto, que tem afetado negativamente a biodiversidade local.

Para dar início ao projeto, a CITUR contratou a empresa APTA Engenharia e Meio Ambiente, com especialistas em Engenharia Ambiental e Agronômica, para análise ambiental, elaboração do projeto e solicitação das aprovações junto aos órgãos competentes. Os trabalhos tiveram início em janeiro de 2023, sendo realizados diversos protocolos e pedidos de autorizações ao longo do ano, que culminaram na aprovação do Projeto de Revitalização Ambiental pelo CODEMA – Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente no fim de dezembro de 2023. Com todos os trâmites concluídos a empresa concessionária dará início à substituição de parte da vegetação exótica por vegetação nativa.

“A CITUR está comprometida em criar um ambiente mais equilibrado e saudável no Parque do Cristo. O Projeto de Revitalização ambiental aprovado é uma parte fundamental dessa iniciativa, buscando não apenas suprimir a vegetação exótica, mas também implementar ações que promovam o bem-estar social e ambiental”, afirma Marcos de Carvalho Dias, Presidente da CITUR.

O projeto envolve parcerias estratégicas, incluindo a aquisição de mais de 3.000 mudas para o replantio junto a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, que também contribuirá com pesquisas sobre o solo e orientações sobre as espécies das árvores. Serão plantadas mais de 5 árvores para uma suprimida, além disso, a CITUR disponibilizará uma fração de área às instituições especializadas, a promoção de atividades de educação ambiental, incluindo placas com informações das espécies nativas plantadas e ações de incentivo ao plantio monitorado.

Após a remoção de pinus e eucaliptos, será implementada uma ação de recomposição do solo na região de compensação, com o plantio de cinco espécies de árvores nativas para cada árvore suprimida. Esta abordagem visa garantir não apenas a remoção, mas a substituição por espécies que promovam a diversidade ecológica.

“Durante a execução do projeto de revitalização ambiental aprovado ocorrerá a recuperação ambiental em 20 hectares no Parque do Cristo com a retirada de vegetação não nativa e com o plantio de espécies típicas da região, em um projeto minuciosamente realizado pela nossa equipe e aprovado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA e Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – CODEMA. Além do benefício ambiental, o projeto prevê ganhos evidentes no ponto de vista social e educacional, por contemplar ações junto a instituições e a população”, diz Karl Acerbi – Sócio do Grupo APTA.

Desde o início das atividades da CITUR no Parque do Cristo, em março de 2023, foram implementadas diversas melhorias, incluindo a reabertura do teleférico, a implantação de zeladoria e segurança 24h, a instalação de estacionamentos, bem como a promoção de eventos no local. E dentre as mais recentes novidades no local estão a abertura do Mercado Cristo oferecendo oportunidades de negócios para as empresas locais e gerando novos empregos, e a finalização do paisagismo entre o Mercado e o Monumento do Cristo, enriquecendo muito a experiência no principal equipamento turístico de Poços de Caldas.

A CITUR reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e convida a comunidade a participar ativamente deste esforço conjunto para criar um ambiente turístico mais responsável e vibrante.

Compartilhe este artigo
Pedro Correa é jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Passou pelo Alô Poços, Virando TV e SulMinas TV. Escreve notícias, reportagens, e é apaixonado por cinema.
Deixe um comentário