Poços é representada na Semana do Café em Belo Horizonte

avatar
3 Min leitura

Poços de Caldas está sendo representada na Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e Turismo. O evento começou nesta quarta-feira, 08, e vai até sexta-feira, 10. O evento é gratuito para produtores rurais e empresas da área e visitantes internacionais.

São esperadas mais de 20 mil pessoas de até 40 países, reunindo produtores rurais e compradores e gerando oportunidades de negócios para toda a cadeia do café brasileiro. Neste ano, o encontro destaca um dos assuntos mais relevantes do mercado internacional na atualidade: a sustentabilidade, tendo como tema central “Origens produtoras – uma visão de futuro para uma nova cadeia do café”.

Programação

Durante os três dias do evento, que ocorre anualmente na capital mineira, profissionais e empresários do setor reúnem-se para uma programação diversa, com workshops, palestras, degustações, conversas e premiações, para compartilhar conhecimento, descobrir tendências, fazer negócios e fortalecer parcerias.

Durante os três dias, os participantes poderão desfrutar de mais de 20 eventos de conteúdo e premiações, como o concurso Coffee of the Year Brasil 2023, em que os melhores cafés brasileiros da safra nova serão conhecidos, e a premiação do 7º Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café + Forte, concurso voltado para os produtores de cafés especiais de Minas Gerais que recebeu este ano mais de 1.800 amostras para serem avaliadas.

Minas no cenário 

Segundo o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, a SIC colabora para conectar o produtor rural a grandes agentes da cadeia cafeeira e para mostrar o valor do café nacional e do importante trabalho dos cafeicultores.

Ele destaca, ainda, a relevância de Minas Gerais neste cenário e como entidade, que é uma das organizadoras do evento, tem contribuído para o fomento do setor.

“Minas Gerais é o maior estado produtor de café do Brasil. E faz parte de nossa missão promover melhorias nas propriedades rurais para que o setor continue avançando. Por isso, levamos conhecimento aos cafeicultores e a todos os produtores rurais de Minas, por meio de cursos e assistência técnica e gerencial, além de assessoria técnica, jurídica e ambiental”, disse.

A Semana Internacional do Café é uma realização conjunta entre o Sistema Faemg Senar, Espresso & Co., Sebrae e Governo do Estado de Minas Gerais. Conta com o apoio institucional da OCEMG, patrocínio diamante 3 Corações, patrocínio prata Sicoob e Melitta, patrocínio Bronze Cocatrel Nescafé e Nucoffee..

Compartilhe este artigo
Pedro Correa é jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Passou pelo Alô Poços, Virando TV e SulMinas TV. Escreve notícias, reportagens, e é apaixonado por cinema.
Deixe um comentário