Poços de Caldas tem número recorde de turistas em 2023

avatar
3 Min leitura

O número de turistas em Poços de Caldas atingiu recorde em 2023. Segundo a Prefeitura e a CITUR, foram 442 mil visitantes no Parque do Cristo, 127 mil pessoas no Teleférico, e 62 mil turistas no Zoo das Aves ao longo do ano.

Em dezembro de 2023, a plataforma de reservas de hotéis Booking apontou Poços de Caldas como um dos principais oito destinos turísticos brasileiros para o ano de 2024.

As águas termais, um dos atrativos principais de Poços de Caldas, continuam atraindo visitantes de todo o país, sendo um diferencial notável da cidade. Além disso, o turismo rural, eventos culturais e esportivos ao longo do ano contribuem para a diversidade de opções oferecidas aos turistas.

Em vigor desde março, o contrato firmado pela Prefeitura com a empresa Circuito Integrado do Turismo de Poços de Caldas (Citur) assegurou não só a retomada dos principais destinos na cidade, como também a reforma e manutenção dos espaços nos próximos 35 anos.

Algumas dessas obras, inclusive, já estão em curso e contemplam o aprimoramento de locais como Complexo do Cristo Redentor (incluindo o teleférico e a rampa de voo livre), Fonte dos Amores, Recanto Japonês e Complexo Véu das Noivas. O modelo de concessão é considerado inovador por aliar os interesses privados à manutenção dos bens públicos e dos ativos naturais.

Mesmo com a responsabilidade de uso direcionada para a concessionária, os espaços turísticos seguem como propriedade do município. As obras e a operação do negócio contribuem ainda para a geração de empregos e renda locais.

Atrações Turísticas em Números

Durante o ano, Poços de Caldas promoveu uma série de eventos para fomentar o turismo, incluindo Carnaval, Arraiá, eventos corporativos, campeonatos esportivos, o tradicional Festival de Inverno, que atrai participantes de diversas regiões, estrategicamente planejados para oferecer experiências diversas aos visitantes.

Minas Gerais liderou o crescimento no setor turístico em 2023. Conforme o Índice de Atividades Turísticas (Iatur), apurado pelo IBGE, a variação mineira foi de 24,3%, superando significativamente a média nacional. A receita nominal também cresceu expressivamente, alcançando 34,9%, destacando a importância do turismo para a economia do estado.

Compartilhe este artigo
Pedro Correa é jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Passou pelo Alô Poços, Virando TV e SulMinas TV. Escreve notícias, reportagens, e é apaixonado por cinema.
Deixe um comentário