O que você precisa saber sobre os ministros anunciados por Lula

avatar
3 Min leitura

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou na manhã de hoje, sexta-feira, 9, os primeiros nomes que irão compor o seu futuro governo. Foram confirmados Fernando Haddad (PT) para o Ministério da Fazenda, o governador da Bahia Rui Costa (PT) para a Casa Civil, o senador eleito pelo Maranhão Flávio Dino (PSB) para a Justiça e Segurança Pública e José Múcio Monteiro, sem filiação partidária, para a Defesa. Mauro Vieira, ex-chanceler no governo da ex-presidente Dilma Roussef chefiará o Itamaraty.

Lula optou nos últimos dias por antecipar o anúncio da primeira leva de ministros. Até a semana passada, o presidente eleito afirmou que só revelaria o nome dos primeiros auxiliares após a cerimônia de diplomação, marcada para a próxima segunda-feira, 12.

“Tomei a decisão de apresentar alguns ministros e semana que vem apresentarei mais um pouco de ministros, e depois apresentarei mais”, afirmou Lula. “Possivelmente no domingo eu vou ter uma conversa para definir quantos ministérios nós vamos ter. Na segunda-feira, depois da diplomação, eu vou tratar de terminar a montagem do nosso governo”, completou.

Fernando Haddad – Fazenda

Paulistano, nascido no dia do aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro de 1963. Filho de imigrantes libaneses, passou pelo Ministério da Educação entre 2005 e 2012, durante os governos de Lula e Dilma Roussef. Foi também Prefeito de São Paulo entre 2013 e 2017. Em 2018 foi candidato a Presidente. Em 2022 disputou o governo do Estado de São Paulo. É formado em direito, professor de ciências políticas, mestre em Economia e doutor em Filosofia.

Flavio Dino – Justiça e Segurança Pública

Aos 64 anos, Flavio Dino foi eleito Senador pelo estado do Maranhão em outubro. Durante o processo eleitoral já era considerado como favorito para assumir a pasta de Justiça e Segurança Pública. Filiou-se ao PT em 1987, passou pelo PC do B e atualmente está no PSB.

José Múcio Monteiro – Defesa

Ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Filiado à Arena, foi eleito vice-prefeito da cidade de Rio Formoso, Pernambuco. Passou 16 anos na Câmara dos Deputados após vencer 5 eleições como Deputado. Era líder do PTB quando ocorreu o escândalo do Mensalão.

Mauro Vieira – Relações Exteriores

Atualmente é Embaixador na Croácia com passagem pelas Embaixadas de Washington e Buenos Aires. Foi Ministro das Relações Internacionais durante o governo Dilma entre 2014 e 2016.

Rui Costa – Casa Civil

Atual governador da Bahia. Nascido em Salvador, é economista. Termina seu segundo mandato à frente do estado com 85% de aprovação popular. Tem como padrinho político o senador Jacques Wagner – um dos parlamentares mais próximos de Lula. Costa foi secretário de Wagner em duas ocasiões quando este também esteve no comando do governo da Bahia.

Tags ,
Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário