A unidade da INB Indústrias Nucleares do Brasil em Caldas finalizou a ação que regride o nível de emergência 1 da Barragem D4, de acordo com as exigências da Agência Nacional de Mineração (ANM). A Unidade em Descomissionamento de Caldas (UDC) construiu um canal de desvio do efluuente já tratado, operação essa fiscalizada e autorizada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
O desvio do efluente tratado resultou na desejada redução dos fluxos de líquidos no reservatório da Barragem D4, reforçando a segurança estrutural do barramento e minimizando as influências ambientais na Barragem de Águas Claras, localizada à jusante, o que vem sendo evidenciado por monitorações.
Outras ações estão em andamento para continuar reduzindo os fluxos de líquidos no reservatório da D4, dessa vez a drenagem pluvial, e também para restabelecer sua capacidade de retenção de resíduos sólidos. O diagnóstico da estabilidade do seu barramento encontra-se em andamento para balizar possíveis adequações estruturais. As ações em curso também buscam a adequação da gestão da segurança da barragem aos requisitos estabelecidos na regulamentação da ANM, com destaque para a instalação de equipamentos de monitoração, elaboração de projetos de engenharia e planos de gestão.
A barragem, anteriormente caracterizada como bacia de decantação, foi enquadrada no nível 1 de emergência pela ANM no dia 7 de junho. As obras e projetos para a D4 já estavam previstos pela INB, porém foram acelerados por conta das exigências da ANM.
A INB informa ainda que inseriu, este mês, o resultado de Inspeção de Segurança Regular de barragens no sistema da ANM. Saiba mais clicando aqui.