Apuração realizada pelo site Coluna Bastidores ao longo da noite de domingo, 8 e a manhã de segunda-feira, 9, revelaram que ao menos 6 moradores de Poços de Caldas teriam participado de atos golpistas em Brasília. Elaine Hyppólito, João Wesley Campos de Oliveira, Elias Alves, Fabiana Prado, Fabiana Ketlem e Alexandre Carmo publicaram em suas redes sociais fotos e vídeos do dia anterior e também do momento da invasão ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao edifício sede do Supremo Tribunal Federal (STF).
A convocação para os atos foi realizada por pessoas que permanecem acampadas em frente ao Tiro de Guerra de Poços de Caldas. Em seu perfil nas redes sociais, Fabiana Prado anunciou que ainda havia vagas no transporte de Poços de Caldas para Brasília com saída da cidade às 20h. Foi nesse horário que duas Vans com 20 pessoas partiu em direção à cidade de Alfenas.
A saída das Vans de Poços de Caldas ruma à Alfenas foi feita por Guilherme Augusto Carvalho. Morador da cidade de Caldas, ele é eletricista e permanece acampado em frente ao Tiro de Guerra de Poços desde o resultado do 2º turno das eleições municipais. No mês de novembro, Guilherme esteve em atos realizados na Capital Federal. Logo após ter retornado, criou uma página no Facebook sempre declarando apoio aos atos antidemocráticos.
Após a chegada das Vans a Alfenas, o grupo de Poços de Caldas se juntou a outro maior que partiu em mais dois ônibus por volta das 23h. Em live realizada por Carvalho, é possível notar certa organização com lanches preparados pelo grupo acampado em frente o Tiro de Guerra. Em certo momento, uma das integrantes admite ter um estoque de máscaras antigás lacrimogêneo.
Em um outro vídeo publicado por Carvalho na altura da cidade de Patos de Minas é possível ver a presença do candidato a Deputado Federal em 2022 pelo PSC, Alexandre Carmo.
Durante os atos golpistas, Guilherme Augusto Carvalho fez transmissões ao vivo de dentro do Congresso Nacional através de sua página no Facebook. Todas foram apagadas. No local ele chegou a ser atingido por balas de borracha pelos policiais.
Ao menos outros dois moradores de Poços de Caldas também foram identificados entre os que praticaram atos golpistas em Brasília. O pastor Renato Pereira da Silva – que se autointitula como o Pastor do TG de Poços de Caldas – permanecia acampado desde o mês de dezembro em frente ao Exército da Capital Federal.
Amigos aguardam notícias de Ana Paula Fávero que também viajou, mas permanece incomunicável.
Excelente cobertura! Parabéns!