Chico Rei realiza Festival da Cultura Negra e inaugura Biblioteca Afrocentrada

avatar
4 Min leitura

O Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei realizará nesta semana o Festival da Cultura Negra, evento para fomentar tradições e diálogos ligadas ao povo preto. A programação aberta e gratuita acontecerá na sede da associação, que fica na Avenida Francisco Jesualdi, 84, no Jardim Novo Mundo, próximo ao Parque Municipal, na zona oeste de Poços de Caldas (MG).

As atividades terão início na quinta-feira (8), às 16h, com a oficina de dança afro ministrada pela Lúcia Vera de Lima, Mestra da Cultura Popular pelo extinto Ministério da Cultura e bandeireira do Terno de Congo de São Benedito. Já às 19h será realizada uma vivência de capoeira angola, uma mistura de dança e luta criada no século 17 por negros africanos escravizados no Brasil. A aula será conduzida pela Escola de Capoeira Angola Resistência.

No dia 9, às 9h, a programação abrirá espaço para a exibição do documentário ‘Chico Rei Vive’, produção audiovisual com depoimentos de pessoas que ajudam a construir a história do centro cultural fundado em 1963 com a missão de promover a equidade racial e enfrentar o racismo através da valorização da identidade e da cultura negra. Logo em seguida, às 10h, acontecerá uma prosa preta sobre ‘Racismo Institucional’, com a participação do Diretório Acadêmico Nise da Silveira, do curso de Medicina da PUC Minas – Campus Poços de Caldas.

BIBLIOTECA

Durante o Festival da Cultura Negra acontecerá a inauguração da Biblioteca Afrocentrada Dona Rosário, iniciativa inédita em Minas Gerais que vai disponibilizar mais de 80 livros sobre a população negra ou de autorias negras, dos mais diferentes gêneros, como história, romance, sociologia, antropologia e infantil. No acervo, títulos como ‘Mulheres, Raça e Classe’, de Angela Davis; ‘Minha Mãe é Negra Sim!’, de Patrícia Santana; ‘Meu Crespo é de Rainha’, de Bell Hooks; e ‘Reinado e Poder no Sul das Minas Gerais’, da professora, historiadora e ex-presidente do Chico Rei Maria José de Souza (Tita). Mais informações estão disponíveis em www.chicorei.org.

“A biblioteca será um local para empréstimos de livros, mediações de leitura e contações de histórias, homenageando Maria Rosária Costa, carinhosamente chamada de Dona Rosário, que foi uma importante liderança do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei”, comenta a presidente Thais Costa.

O Festival da Cultura Negra tem o patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas, através do Edital de Culturas Tradicionais, e do Solidariedade Azzi, além do apoio da Moringa.


PROGRAMAÇÃO

8 de dezembro (quinta-feira)
16h – Oficina de dança afro com a Mestra da Cultura Popular Lúcia Vera
18h – Inauguração da Biblioteca Afrocentrada Dona Rosário
19h – Vivência de Capoeira Angola com a Escola de Capoeira Angola Resistência

9 de dezembro (sexta-feira)
9h – Exibição do documentário Chico Rei Vive
10h – Prosa preta com o tema ‘Racismo Institucional’, com DA Medicina PUC Minas – Poços de Caldas

 

Serviço:
Festival da Cultura Negra
Quando:
8 e 9 de dezembro
Onde:
Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei
Endereço:
Av. Francisco Jesualdi, 84 – Jardim Novo Mundo – Poços de Caldas (MG)

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário