Escritora Jesuane Salvador leva literatura a CEIs de Poços

avatar
3 Min leitura

Em um projeto que busca estimular o interesse pela literatura e escrita em crianças em fase de pré-alfabetização, a autora Jesuane Salvador tem percorrido Centros de Educação Infantil (CEIs) de Poços de Caldas apresentando a obra “O livro das coisas, de tudo” e ministrando intervenções lúdicas e artísticas, que terminam em uma oficina prática com os alunos.

Atendendo dezenas de crianças de 4 a 6 anos, o projeto – que conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços e produção da Carvalho Agência Cultural – tem registrado momentos inspiradores e de excelente recepção por parte das crianças.

Segundo Jesuane, cada visita traz surpresas que demonstram a relevância do incentivo ao contato com a arte, desde cedo. “Estou extremamente feliz por ver o quanto crianças de 4, 5, 6 aninhos, que ainda não foram alfabetizadas, ficam tão encantadas com a possibilidade de elas também virem a se tornar futuros escritores. Onde há estímulo às crianças há frutos maravilhosos. Precisamos de um mundo mais povoado
da sutileza infantil.”, disse.

“O livro das coisas, de tudo” fala sobre a importância da literatura e da brincadeira para fazer com que momentos
adversos possam se tornar melhores.

“O objetivo do meu livro e do projeto é incentivar crianças a verem na escrita e na literatura, um espaço bonito e possível para fluírem sonhos. Foi assim que me alfabetizei, pelo interesse em ler, mas, principalmente, em escrever histórias. Dessa experiência pensei no quanto é importante que autores estejam nas escolas e possam estimular
a potência de futuros autores brasileiros”, contou Jesuane.

O projeto, intitulado Palavra e Imagem, une a força da arte ao lúdico, à música e à brincadeira e desperta nas crianças o contato direto com uma escritora pensando na possibilidade de, para além de ampliar o interesse pela leitura, fomentar nos pequenos a possibilidade de se verem como futuros escritores, com a confecção de livrinhos autorais.

De acordo com a coordenadora do CEI Maria do Rosário Bastos, Berenice Rossi Silva, mais que despertar o interesse pela literatura e a escrita, o projeto trabalhou a autoestima das crianças, o que as potencializa e é extremamente importante, tornando a intervenção um motivo de
celebração.

Atendendo dezenas de crianças, neste ano, o projeto Palavra e Imagem passou pelos CEIs Cascatinha (Jd. Cascatinha), Catavento (Jd. Kennedy), Conceição Ap. Miguel (Jd. São Sebastião), Maria do Rosário Bastos (Vila Nova) e São Paulo (Jardim São Paulo). As intervenções pretendem ser continuadas em 2024.

Compartilhe este artigo
Pedro Correa é jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Passou pelo Alô Poços, Virando TV e SulMinas TV. Escreve notícias, reportagens, e é apaixonado por cinema.
Deixe um comentário