Equipe de transição tem os primeiros nomes anunciados

avatar
3 Min leitura

A equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou oficialmente nesta terça-feira, 8, os primeiros nomes. Entre eles estão os economistas Pérsio Arida e André Lara Resende e a senadora Simone Tebet (MDB).

Tebet, que disputou a eleição para presidente contra Lula e que anunciou apoio ao petista no segundo turno, será a responsável pela área de desenvolvimento social. Sua participação foi oficializada após uma reunião com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). Partiu dela, inclusive, o pedido para trabalhar com temas ligados à assistência social.

Além dos três nomes, dez partidos que se aliaram a Lula ainda no primeiro turno já indicaram ao menos um representante por sigla para participar da transição de governo.

O PSB, partido de Alckmin, indicou o presidente da sigla, Carlos Siqueira, o prefeito de Recife, João Campos e o ex-governador de São Paulo, Márcio França. Dos três nomes, apenas França é considerado como um possível futuro ministro. A tendência é de que ele assuma a pasta de Ciência e Tecnologia. Outras opções seriam a pasta de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, além de Cidades.

Já o PSOL indicou Juliano Medeiros; o PC do B, Luciana Santos; o PDT, o deputado Wolney Queiroz; a Rede, Wesley Diógenes; o PV, Luiz Penna; o Solidariedade, Jefferson Coriteac; o Avante, Guilherme Ítalo, e o Pros, Felipe Espirito Santo. O deputado federal Guilherme Boulos também participará da transição.

O PSD de Gilberto Kassab, após uma reunião com a presidente do PT, Gleisi Hoffman, indicou o líder do partido na Câmara, Antônio Brito, para fazer parte do conselho político. Aloízio Mercadante (PT) coordenará os núcleos de discussão temática e Gleisi as relações institucionais da transição.

A socióloga Rosângela da Silva, a Janja, esposa de Lula, será a responsável pela organização da cerimônia de posse.

Na área econômica, além de Arida e Resende deve contar também com outros dois nomes. Guilherme Mello, professo da Unicamp também integrará a equipe. O quarto nome ainda não foi divulgado.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário