Empresários de mobilidade elétrica visitam a PUC Minas Poços de Caldas

avatar
3 Min leitura

A empresa Meteoric Resources, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), visitou a PUC Minas em Poços de Caldas, para saber mais e construir parcerias a respeito da mobilidade elétrica na cidade. A visita teve como objetivo conhecer as iniciativas desenvolvidas pela PUC Minas, que trazem uma série de inovações do setor para o município.

Estavam presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Franco Martins; Professores Fabiano Costa Teixeira, Celso Iwata Frison, Simone Siqueira, João Carlos de Moraes Morselli Junior e Udo Fritzke Júnior da PUC Minas; Nick Holthouse e Marcelo de Carvalho da Meteoric Resources.

O projeto “Poços + Inteligente” é pioneiro na região no setor de mobilidade elétrica, e foi um dos 30 projetos de todo o país aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), fruto de uma parceria entre a DME, Prefeitura Municipal, PUC Minas e IFSULDEMINAS. O programa “Poços + Inteligente” investiga sistemas de mobilidade menos poluentes. Isso comprova a determinação da instituição em contribuir com soluções inovadoras para a cidade, buscando constantemente formas de reduzir o impacto ao meio ambiente e melhorar a qualidade de vida dos moradores de Poços de Caldas.

A parceria entre a Prefeitura, instituições de ensino como a PUC Minas e empresas como a Meteoric é um exemplo de cooperação para o desenvolvimento sustentável. Segundo o secretário do Desenvolvimento e Trabalho, Franco Martins, esta parceria não só aproxima as instituições e o setor privado, mas também demonstra o compromisso mútuo com o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. O desenvolvimento das pessoas e das cidades está no centro deste esforço colaborativo para criar um ambiente mais limpo, mais eficiente e sustentável para todos.

A Meteoric Resources da Austrália anunciou investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão em Poços de Caldas. O projeto da empresa australiana começará a operar em 2026, estima o Ministério de Minas e Energia (MME). A empresa irá minerar argila iônica, parte do chamado projeto Caldeira. Esse tipo de mineral é utilizado em diversas indústrias, principalmente na produção de energia renovável como turbinas eólicas e células fotovoltaicas, além de cabos, ímãs e baterias.

“A visita da empresa Meteoric, em colaboração com a SEDET e a PUC Minas, para conhecer o projeto “Poços + Inteligente”, é um exemplo notável de como parcerias entre a prefeitura, instituições de ensino e empresas podem contribuir para a mobilidade elétrica e promover o desenvolvimento sustentável da cidade. O futuro certamente será mais promissor graças a esses esforços conjuntos em prol de uma mobilidade mais limpa e de um ambiente urbano mais saudável.”

Compartilhe este artigo
Pedro Correa é jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Passou pelo Alô Poços, Virando TV e SulMinas TV. Escreve notícias, reportagens, e é apaixonado por cinema.
Deixe um comentário