Coluna Bastidores – 31/03/2023

avatar
3 Min leitura

APRESENTAÇÃO

Na manhã de ontem, quinta-feira, 30, a empresa CITUR (Circuito Integrado de Turismo de Poços de Caldas) reuniu a imprensa nas Thermas Antônio Carlos para apresentar o projeto que pretende implantar na cidade após assumir a exploração dos pontos turísticos pelos próximos 35 anos. Além dos seus diretores e funcionários, o prefeito Sergio Azevedo (PSDB) e alguns secretários municipais estiveram presentes – entre eles Celso Donato (PSD), Thiago Mariano (PSD) e Paulo Ney (PSD).

OUSADIA

O foco do projeto está baseado no turismo de experiência. Com isso, os pontos assumidos deixarão aos poucos as visitas contemplativas para dar espaço a uma interação entre os viajantes e o ambiente, o contexto local e as pessoas. A ideia, portanto, será fugir do lugar comum e passar ao turista a experiência de cada uma das atividades que poderão ser realizadas nestes espaços. Se antes, por exemplo, em uma visita ao Cristo Redentor, o turista gastava 30 minutos, a ideia é de que em breve ele precise de mais de um dia para conhecer todas as ofertas do lugar.

ETAPAS

Cada um dos pontos turísticos será liberado aos moradores e turistas dentro do que foi estabelecido em um cronograma. O Parque do Cristo, por exemplo, é o primeiro deles em que uma mudança positiva já pode ser observada. A expectativa é de que o teleférico seja reinaugurado nos próximos dias. As cabines estão impecáveis. As estações de embarque e desembarque prezam pela limpeza e há uma sensação de segurança no equipamento. Entre nós jornalistas houve quase um consenso de que, inclusive, ele está balançando bem menos do que antigamente.

POLÊMICA

Na parte avançada do cronograma do Parque do Cristo, alguns pontos devem gerar um intenso debate. Como a colocação no espaço de uma roda gigante (em estilo semelhante ao da London Eye de Londres), uma torre com observatório (como a Berliner Fernsehturm de Berlim) e até mesmo hospedagens no estilo lodge. Mais ousada ainda é a possível implantação de um segundo teleférico entre o Parque do Cristo e o Country Club.

XÔ ANTENAS

Uma boa ideia dos concessionários seria a retirada de todas as antenas que hoje estão na Serra de São Domingos e unificação de todas elas em uma única torre como em Brasília.

ENFIM…

Trata-se de um projeto audacioso que pretende colocar Poços de Caldas entre os cinco destinos turísticos mais visitados do país. Eu, particularmente, senti falta de um estudo sobre o impacto dessas mudanças no que diz respeito ao meio ambiente e ao planejamento urbano e econômico. Torcer contra? Jamais. Acompanhar minuciosamente o passo a passo de tudo isso? Com certeza!

Confira abaixo o vídeo da nossa visita ao Parque do Cristo.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário