Coluna Bastidores – 28/02/2023

avatar
2 Min leitura

LIBERADOS

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou nesta terça-feira, 28, 102 pessoas envolvidas nos atos golpistas de 8 de janeiro da prisão preventiva que já haviam sido denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Eles terão que usar tornozeleira eletrônica e estão proibidos de deixar a comarca em que vivem. Além disso, deverão ficar em casa à noite e aos finais de semana. Também fica proibido o acesso deles a redes sociais, bem como a comunicação com outros envolvido.

EXCLUSIVO

Embora os 102 nomes não tenham sido divulgados, o site Coluna Bastidores recebeu a informação de que há moradores de Poços de Caldas na lista. Há registro também da liberação de um morador da cidade de Três Corações.

XANDÃO

Para Alexandre de Moraes, os 102 envolvidos soltos não eram financiadores e nem executores principais e já foram denunciados pelos artigos 286 (incitar publicamente a prática de crime) e 288 (associação criminosa) do Código Penal.

SUL DE MINAS

Ainda sobre os acontecimentos do dia 8 de janeiro, o Guarda municipal de Itajubá, que foi preso por participar de atos na Praça dos Três Poderes, em Brasília, teve seus dias de férias-prêmio ampliados para 90 dias, com remuneração, pela prefeitura da cidade. A ampliação das férias foi divulgada no Diário Oficial de Itajubá nesta segunda-feira, 27. A prefeitura de Itajubá concedeu 30 dias de férias-prêmio após a prisão, mas com a extensão, o novo período terá início em 2 de março e irá até 30 de maio. Ele segue preso na Capital Federal.

POLÊMICA

O caso causou polêmica na cidade quando assim que se tornou público. O estatuto do Servidor de Itajubá prevê que o benefício seja concedido a cada quinquênio ininterrupto de exercício efetivo, desde que solicitado como no mínimo 30 dias de antecedência. Não há, entretanto, solicitação por parte do servidor, do pedido de concessão de férias-prêmio. A prefeitura não se pronunciou sobre o caso.

RODAPÉ

Tem secretário municipal na corda bamba…

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário