Coluna Bastidores – 27/06/2023

avatar
4 Min leitura

A REUNIÃO

No último dia 22 de junho, o presidente do CODEMA, Joelmar Lucas de Andrade, emitiu um ofício de convocação para reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente que será realizada na próxima quinta-feira, 30, das 14h às 16h, na sala de reuniões do antigo prédio do DME na rua Pernambuco. Após tanta polêmica nas últimas semanas – como o corte de árvores da avenida João Pinheiro, é normal que tal reunião gere alguma expectativa.

SERRA DE SÃO DOMINGOS

A reunião, quase que na sua totalidade, discutirá possíveis cortes de árvore no Parque do Cristo. O item 5 da reunião solicita autorização do Conselho para a derrubada de 45 árvores localizadas no perímetro de concessão da CITUR (Circuito Integrado de Turismo de Poços de Caldas) para fins de execução de terraplanagem para a instalação de um estacionamento com 300 vagas para carros e com aproximadamente 12 mil metros quadrados nas proximidades do Teleférico e do futuro Mercado do Cristo.

COMPENSAÇÕES

O laudo da engenheira Luana Auxiliadora de Resende informa que das 45 árvores com previsão de corte, 24 são consideradas espécies nativas, 21 de espécies exóticas e que uma já se encontra morta. O plano de compensação apresentado pela empresa prevê a doação de 72 mudas para arborização urbana.

SINAL VERDE

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através de um engenheiro responsável, emitiu parecer favorável pela autorização desses cortes para construção do estacionamento, sob alegação de que a área em questão está inserida no perímetro de concessão da CITUR, que ali não é considerada área de preservação permanente, que o espaço é público e não está inserido no perímetro urbano e que a área também não está dentro dos limites do Parque Natural da Serra de São Domingos. No entanto, por se considerar uma área tombada pelo IEPHA-CONDEPHACT, haverá necessidade de que o órgão também se manifeste.

MAIS CORTES

Outro item que deverá ser analisado pela reunião do CODEMA é um pedido de autorização para realização de movimentação de terra, com corte e aterro também no Parque do Cristo. Dessa vez, porém, na rampa de voo livre. O pedido é para que sejam derrubadas 32 árvores. Desse total, 30 são de espécies nativas e 2 são consideradas exóticas. Como medida compensatória, a concessionária se propõe a oferecer 96 mudas para arborização urbana. Também está prevista a retirada de 278 eucaliptos e 400 pinus. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também deu sinal verde para a ação. No local deve ser implantado um estacionamento com 129 vagas para veículos.

OBSERVAÇÃO

Os documentos originais dos processos constantes na Pauta, os quais deverão ser alvo de deliberação do Conselho, se encontram a disposição dos Conselheiros para vistas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

PROPAGANDA FREE

Que a comunicação da administração não vai bem a gente já sabe. Mas publicar fotos do “Arraiá de Poços” no site da prefeitura com logotipo da Cervejaria Gorillaz no rodapé extrapola todos os limites do bom senso e da lei. Afinal, trata-se de um órgão oficial e público e há proibição específica para tal.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário