MARTELO BATIDO
Após muitas disputas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou nesta segunda-feira (25) a nova comissão provisória do PSD. Conforme antecipado pela Coluna Bastidores e pelo Jornal da Manhã da Jovem Pan Poços, o grupo ligado ao prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) manterá o controle da sigla na cidade. O secretário municipal de Saúde, Thiago Mariano, segue como presidente. Marcela de Carvalho Messias, Luis Gustavo Dutra, Hugo Rego, Franco Martins e Fernando Henrique dos Santos completam o time.
CHAPA
Internamente, já está decidido que PSD não irá compor a chapa majoritária da situação. No entanto, uma chapa com candidatos para a Câmara Municipal deve ser apresentada. Vale lembrar que outros dois grupos também tinham interesse no controle da sigla. Dissidentes da REDE e do MDB – com direito a participação do ex-prefeito Geraldo Thadeu – tentaram em vão assumir o partido na cidade. Com mais essa definição, o quebra-cabeças partidário começa a ser finalizado.
GRUPOS QUASE DEFINIDOS I
O grupo da situação, portanto, já conta com PSDB, PSD, Podemos e Republicanos. Aguarda-se uma definição do PL, do Progressistas e do Novo – que tendem a caminhar com o candidato do prefeito. Um outro bloco é formado pelo União Brasil, Avante e Agir – este último, com a comissão provisória podendo ser oficializada a qualquer momento pelo TSE. Hoje, a tendência destes três também é de apoio ao candidato do prefeito.
GRUPOS QUASE DEFINIDOS II
Do outro lado, Ulisses Guimarães conta com o MDB, PRD, Solidariedade e PDT. A esquerda, por sua vez, deve apresentar Eloísio do Carmo Lourenço com apoio do PSB, PT, PCdoB e PV. O caminho da federação REDE-PSOL, por sua vez, ainda é incerto. PMB e Mobiliza, por enquanto, permanecem independentes.
TRATOR
Ulisses Guimarães (MDB) é o novo vice-líder do partido em Brasília. Rápido no gatilho, o pré-candidato a prefeito já conta com um novo escritório político na cidade – no mesmo local onde funcionou o comitê eleitoral de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições presidenciais. Talvez por este motivo – ou pelas cores verde e amarela que Guimarães insiste em usar – que nesta segunda-feira, quem já estava por lá era Alexandre Carmo – com tornozeleira eletrônica e tudo.
DEGUSTAÇÃO
Corre nos bastidores que durante o jantar na véspera do evento do PL em Poços de Caldas, o prefeito Sergio Azevedo (PSDB) teria apresentado o empresário Leonardo Severini como seu candidato à sucessão pelo PL. Na política, para segurar partido vale de tudo. Tudo mesmo!