Coluna Bastidores – 18/04/2023

avatar
3 Min leitura

PÉ NA ESTRADA

A cidade de São José do Rio Pardo está localizada a 1h10 de Poços de Caldas. Foi por lá que, ao regressar de Canudos para construir uma ponte, Euclides da Cunha começou a escrever “Os Sertões” – obra que publicou em 1902 e que rapidamente o consagraria. Forte culturalmente, desde 2006 a cidade conta com um o Polo do Conservatório de Tatuí – o único fora de sua cidade de origem. Uma parceria com a prefeitura municipal determina que o Conservatório supra o Polo com instrumentos e que pague salários e demais encargos aos professores da unidade. Ao poder público cabe oferecer e manter o prédio, responsabilizando-se integralmente por sua limpeza e manutenção, além de prover condições adequadas de trabalho e funcionamento.

FUNCIONÁRIO DO MÊS

O site do Conservatório Musical de Tatuí informa que Juliano Marques Barreto é coordenador da unidade – onde também atua como professor de trompete, música de Câmara e Prática de Conjunto. Na unidade da cidade de Tatuí também é coordenador de sopros e metais. O Portal da Transparência revela que por lá seu salário bruto é de R$ 8427,07. O mesmo site informa que ele  é professor e diretor do Conservatório Musical de Poços de Caldas, regente da Banda Sinfônica de Poços de Caldas, professor do Theatro Municipal de Andradas e desde 2013, professor adjunto no Festival Música nas Montanhas. Ufa!

TUDO ISSO PODE EXPLICAR…

O motivo pelo qual Barreto não consegue cumprir as 44h semanais no Conservatório de Poços de Caldas – onde também de acordo com o Portal da Transparência revela proventos que totalizam aproximadamente R$ 5.200 por mês já com o adicional para a direção. “Ele mal cumpre 6h semanais, que dirá 44h”, diz um dos professores que teme em dizer qualquer coisa a seu respeito. “Na nossa área, é humanamente impossível que alguém com tantas funções como ele consiga cumprir os horários e exercê-las corretamente”, revela um músico consultado pelo site Coluna Bastidores.

CONFIDÊNCIAS

“Eu sou amigo do prefeito. Nos reunimos sempre na minha casa para tomarmos uma cervejinha” e “eu sou cargo comissionado e não preciso cumprir horas” são algumas das colocações ditas por Juliano Marques Barreto, ouvidas e confirmadas por professores, funcionários e pais do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani.

SPOILER

Ainda há mais problemas envolvendo o local – inclusive educacionais e pedagógicos. Uma fonte na secretaria municipal de Educação diz que a secretária Maria Helena Braga tem ciência dos problemas e das reclamações. Aos mais próximos, porém, afirma que no que diz respeito a este assunto, está de mãos atadas.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário