Coluna Bastidores – 15/10/2022

avatar
3 Min leitura

FORÇA

Começa a ganhar cada vez mais força o nome de Celso Donato (PSD) para assumir a Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo seria o de dar mais visibilidade a aquele que, tudo indica, será de fato o candidato do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) à sucessão. A se confirmar a nomeação, a primeira jogada no tabuleiro eleitoral de 2024, resta saber como se portará o tucanato local e o União Brasil do vice-prefeito Júlio Cesar de Freitas – que, por sinal, anda meio sumido.

SE BEM QUE…

Como bem disse um atento observador da política local, antes de pleitear qualquer coisa, o União Brasil de Poços de Caldas precisa formar uma comissão municipal e se tornar um partido de fato. Por enquanto, ao menos por aqui, ele não existe de fato.

O NOVO BONAFÉ

É assim que muitos estão se referindo ao vereador Douglas Souza, o Dofu, um dos pretensos nomes para a disputa da Presidência da Câmara. A grande maioria acredita que ele não receberá o apoio da Casa Amarela para a disputa do mais alto posto da casa – tal como o ex-vereador. O grande favorito dos governistas para a disputa é o polêmico – e medíocre – Claudiney Marques (PSDB).

2024

Se nas próximas eleições municipais, a esquerda local se mantiver unida como vem acontecendo neste segundo turno da eleição presidencial, os tradicionais grupos políticos da cidade tendem a encontrar sérias dificuldades. PT, PSB, Avante, PSOL, Solidariedade e PC do B tendem a apresentar – depois de muitos anos – uma candidatura única no campo majoritário. Conversas para tratar do assunto avançam discretamente, inclusive, com o consenso de se lançar também chapas competitivas para a Câmara Municipal.

DIREITA X ESQUERDA I

Em alguns bairros de Poços de Caldas, algumas pessoas têm sido avistadas, batendo de porta em porta, para entregar um panfleto do candidato a presidente Jair Bolsonaro (PL) com um comparitivo para lá de bizarro. O material diz que Bolsonaro protege a vida sagrada, defende e respeita os direitos do cidadão, defende a liberdade de expressão e combate o crime organizado. Também diz que Lula legaliza o aborto de bebês, que quer implantar ditadura socialista do estado, que censura os meios de comunicação e que apoia a criminalidade, perdoa e descriminaliza a corrupção.

DIREITA X ESQUERDA II

No material não consta com o CNPJ da campanha de Jair Bolsonaro mas apenas sua identidade visual. Uma das pessoas que recebeu o panfleto, informou a este colunista que duas mulheres estavam fazendo a distribuição na Zona Sul – uma delas se declarando evangélica e a outra católica. É o uso da fé a serviço da política nessas eleições. Que lástima.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário