Coluna Bastidores – 13/07/2023

avatar
4 Min leitura

ARTICULAÇÕES

O projeto de fortalecer internamente e externamente a imagem do atual presidente da Câmara Douglas Souza (União Brasil) para uma possível candidatura a prefeito continua a todo vapor. A ideia do grupo é de deixar o prefeito Sérgio Azevedo acuado a ponto de não ter outra opção que não seja a de apoiá-lo para a sucessão. Uma aposta alta, digamos. Especialmente para quem conhece bem o estilo do atual mandachuva do município – que não aceita imposições de quem quer que seja.

BLOCO PARTIDÁRIO

O principal articulador desse projeto, claro, é o deputado estadual Rodrigo Lopes (União Brasil) – que, aliás, anda dizendo pelos quatro cantos da Assembleia Legislativa que é um representante de Poços e não de Andradas. Graças à sua movimentação nos bastidores, ao menos duas siglas já estão sob seu controle a nível municipal: o Avante e o Agir. O primeiro, que em 2022 lançou Yula Merola para deputada federal, com a mudança de comando, deve abrigar parte do grupo do vereador Lucas Arruda (Rede). Já o Agir (antigo Partido Trabalhista Cristão, o PTC) deverá ter Diva Funchal na presidência. Uma terceira sigla segue em negociação.

2 + 2

A busca por partidos deve continuar frenética de todos os lados. Pelas novas regras, cada sigla poderá lançar no máximo 16 candidatos a vereador – um número bem inferior se comparado à anos anteriores. Nomes muito fortes em um único partido pode se tornar um problema para os candidatos. Com isso, a ideia de distribuição desses candidatos de forma igualitária em diversas siglas tende a ser mais atraente para quem pretende encarar a disputa.

DO OUTRO LADO…

Thiago Mariano tenta segurar o PSD se colocando cada vez mais como o candidato oficial da administração – com direito a um vídeo extremamente bem-produzido e eficiente publicado em suas redes sociais. PSDB e Progressistas tendem a caminhar juntos – com o PL podendo engrossar o bloco caso o prefeito Sergio Azevedo (PSDB) consiga tomá-lo de Tereza Navarro.

DISPUTA ESTADUAL

O deputado federal Hercílio Diniz vai disputar o comando do MDB em Minas com o atual presidente da legenda, deputado federal Newton Cardoso Júnior, que está no segundo mandato. Diniz, natural de Governador Valadares e dono de uma forte rede de supermercados daquela região, quer ser candidato ao Senado em 2026 e tem planos de ampliar a competitividade e o tamanho da legenda a seu favor. A convenção estadual está prevista para o dia 05 de agosto, mas o edital ainda não foi publicado. Se o prazo não for cumprido, o comando pode ser assumido por uma comissão provisória, o que aumenta as chances do grupo de Newton Cardoso Júnior de permanecer à frente da sigla.

RACHA LÁ, RACHA AQUI

O ex-prefeito de Caldas, Ulisses Guimarães Borges, responsável pelo MDB no sul de Minas, não instaurou diretório em nenhuma cidade da região – incluindo Poços de Caldas. Há quem diga que essa seria uma manobra para favorecer Hercílio Diniz na disputa. Afinal, hoje, ele está nomeado assessor no gabinete do deputado em Brasília. A conferir.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário