Coluna Bastidores – 05/05/2023

avatar
3 Min leitura

CIDADES CRATIVAS

Os municípios interessados em fazer parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco têm até 30 de maio para solicitarem a sua participação junto ao governo federal. A partir daí o Ministério do Turismo, o Ministério da Cultura e o Itamaraty irão selecionar dois deles para serem os candidatos brasileiros a ingressar nesse seleto grupo internacional. Os municípios poderão pleitear o título em uma das sete categorias disponíveis: artesanato e artes populares; cinema; design; gastronomia; literatura; artes midiáticas e música.

A NOSSA CANDIDATURA

Poços de Caldas é uma das cidades que há mais de um ano se prepara para a candidatura dentro da categoria Literatura. Caso seja selecionada, nossa cidade se juntaria no Brasil a Campina Grande (PB), Recife (PE), Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Santos (SP) e João Pessoa (PB). Mas há um porém.

CADÊ O DINHEIRO?

Dois consultores externos – especialistas no assunto – foram contactados pela Prefeitura Municipal através Secretaria de Cultura para reunir uma extensa documentação e preparar a candidatura. Conforme mensagens nas redes sociais, ambos revelam que estão há 7 meses aguardando o pagamento pelo trabalho realizado. Com eles também está o dossiê-formulário cuja tradução ainda não foi feita. O caso se torna ainda mais grave uma vez que houve a liberação de uma emenda parlamentar para o custeio.

MOROSIDADE

A demora no pagamento recai, mais uma vez, sob a Secretaria Municipal de Cultura. Nos bastidores, os comentários dão conta de que a demora se deve ao fato de o secretário da pasta, Gustavo Dutra, não se simpatizar pela idealizadora da empreitada, a empresária Gisele Correa da GSC Eventos também responsável pela curadoria do Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas.

BOICOTE

Essa não seria a primeira vez que Dutra é acusado de boicote. Artistas da cidade relatam casos semelhantes em relação a projetos reprovados unicamente pelo quesito pessoal e não profissional como deve ser.

BATE O SINO…

Enquanto o secretario de Saúde Thiago Mariano bate o sino a cada a cada anúncio de uma especialidade zerada na fila de espera de exames, o ex-titular da pasta, Carlos Mosconi (PSDB), articula sutilmente a candidatura de Flavio Togni de Lima e Silva (PSDB) para o Executivo no ano que vem. Ele, inclusive, tem sido responsável por aproximar o vereador do ex-prefeito de Caldas Ulisses Guimarães Borges (MDB) que também pretende participar da disputa.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário