CITUR emite nota com esclarecimentos a respeito do corte de árvores na Serra de São Domingos

avatar
3 Min leitura

A CITUR (Circuito Integrado de Turismo de Poços de Caldas) emitiu uma nota na tarde desta quarta-feira, 29, com esclarecimentos a respeito das informações publicadas pelo site Coluna Bastidores sobre os cortes de árvores realizados na Serra de São Domingos.

NOTA CITUR

A CITUR informa que ordenou a terceiros a limpeza do matagal que se formou nos últimos anos no alto do Parque do Cristo, como medida de proteção aos usuários e à adequada utilização do local.

A Polícia Ambiental esteve no local e constatou a limpeza, mas apontou que o levantamento de algumas árvores demandaria licença específica, não contemplada na autorização de roçada expedida pelo CODEMA, sanável mediante Plano de Recuperação de Área Degradada, devidamente protocolado junto à DMA a 14.03, contemplando, dentre outras medidas, o plantio de 300 árvores nativas, além da disponibilização de 18.000 m2, com melhorias, para que instituições públicas (Jardim Botânico, UNIFAL, IEF, escolas) e privadas possam realizar pesquisas, cultivos e plantios de árvores nativas.

Pedido de Informações

Na semana passada, a administração municipal respondeu a um requerimento do vereador Diney Lenon (PT) a respeito de uma série de cortes de árvores realizados na Serra de São Domingos pela CITUR (Circuito Integrado de Turismo de Poços de Caldas) – que recentemente assumiu a gestão dos pontos turísticos da cidade. Nele, o Executivo informa que não foram localizados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente documentos e autorizações referentes à supressão de árvores no local.

Ainda de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, um Boletim de Ocorrência lavrado pela Polícia Militar do Meio Ambiente, consta o corte seletivo, esparso e isolado de aproximadamente 60 árvores entre 3 a 5 metros de altura. Além disso, foi apreendido um volume estimado em 10 m3 de lenha em depósito com o autuado. As árvores arrancadas eram das espécies Massaranduba, Ipê da Serra, Guaperê, Capororoca, Carne de Vaca, Angico Cascudo, Canelinha (exótica) e ainda algumas mudas pequenas de Araucária.

O documento completo pode ser acessado AQUI.

Infração

Ao site Coluna Bastidores, a Assessoria de Comunicação da CITUR informou que, diferentemente do que foi publicado pelo site, trata-se de uma infração ambiental e não de um crime ambiental.

O Boletim de Ocorrência, excluídos os dados dos envolvidos, segue abaixo.

PRAD

À Secretaria de Municipal de Meio Ambiente, a CITUR informa ter apresentado espontaneamente o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) em virtude do corte de 60 árvores em área próxima ao Cristo Redentor.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário