Cafeicultor de Andradas tem o melhor café do Sul de Minas

avatar
2 Min leitura

Luiz Fernando Vilas Boas, um cafeicultor de Andradas, no Sul de Minas, ficou em segundo lugar na categoria geral do 20º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais e o primeiro lugar da região do Sul de Minas, realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater. O anúncio dos vencedores da competição foi feito nesta segunda-feira, 11, em Belo Horizonte, com a presença dos produtores finalistas e representantes de instituições do setor agropecuário.

O concurso da safra 2023 contou com 1.563 amostras inscritas, de diversas regiões do estado de Minas Gerais, nas categorias Café Natural e Café Cereja Descascado. Para chegar aos vencedores, os jurados do concurso provaram cerca de 18 mil xícaras desde a primeira etapa da competição.

Em Andradas, Luiz Fernando já havia conquistado a primeira colocação no Concurso Municipal. Seu café atingiu 91.469 pontos na categoria Café Natural, numa escala que vai até 100, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA, em inglês), entidade internacional de referência do setor.

“Quero agradecer a Prefeitura de Andradas, na pessoa da Camila, e à Emater que me deram total apoio ao longo de todo este processo. Sem dúvidas, foram muito importantes para que tudo isto acontecesse” destaca Luiz Fernando.

Nos últimos anos, Andradas tem ganhado projeção nacional pela qualidade na produção de cafés especiais e realização de grandes eventos do segmento, como: Andradas Café Festival e o Concurso Municipal de Qualidade dos Cafés de Andradas.

Compartilhe este artigo
Pedro Correa é jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Passou pelo Alô Poços, Virando TV e SulMinas TV. Escreve notícias, reportagens, e é apaixonado por cinema.
Deixe um comentário