Reunião de projeto para Poços ser Cidade Inteligente é realizada na prefeitura

avatar
3 Min leitura

Uma reunião importante a respeito da implantação de serviços para tornar Poços de Caldas uma cidade inteligente foi realizada na tarde desta terça-feira, 05, na Prefeitura de Poços. Impulsionada pela Rede Cidade Digital, e com apoio da Secretaria de Administração e Defesa Social, Poços pode ser um modelo de modernização e qualidade de vida.

Para isso, é necessário que a cidade tenha uma grande infraestrutura tecnológica, como internet de fibra óptica, além de data center para armazenar e mediar as informações que necessitam de processamento. Um exemplo é o monitoramento por imagem, que pode utilizar as tecnologias de segurança. Para a realização deste projeto, a Prefeitura contratou a empresa Tecno It, por meio da adesão da ata de registro de preço de Bom Despacho. Está decisão foi precedida por outros municípios como Varginha, Itabira, Ribeirão das Neves, Lucas do Rio Verde e outras que também consideraram a importância desse projeto para o monitoramento das cidades e a evolução tecnológica dos municípios.

A integração destas tecnologias pode ser utilizada não só para a segurança, mas também para outros tipos de áreas, como sustentabilidade, mobilidade urbana e participação da população.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde de Maria, dessa forma, cabeando a cidade, é possível implementar até 400 câmeras em locais estratégicos, como escolas, parques e praças, contribuindo significativamente para a segurança da cidade. “Durante a reunião, nossa equipe definiu os locais onde as fibras serão instaladas, priorizando áreas que beneficiarão diretamente a segurança e o bem-estar dos cidadãos. A ação da Secretaria de Administração e Defesa Social visa garantir mais segurança em nossa cidade.”

Representantes da empresa Tecno It também estavam na reunião, já que serão fundamentais para orientar o município nesse processo de implementação. O objetivo final é instalar o Centro Integrado de Monitoramento em parceria com as forças de segurança, aprimorando os serviços de monitoramento e emergência.

Para a secretária de Administração e Gestão de Pessoas, Ana Alice de Souza, foi avaliada diversas prefeituras que já aderiram o projeto e tem dado resultados. “A cidade inteligente potencializa as diversas dimensões de inteligência dos centros urbanos, gerando modernização, transparência, eficiência e eficácia da gestão pública. Uma cidade inteligente investe em capital humano, social e tecnologias de informação e comunicação, impulsionando o crescimento econômico sustentável e a qualidade de vida de todos.”

Uma integração de dados e sistemas vai permitir ainda que as forças de segurança, respondam de maneira mais eficaz a emergências e situações de risco. Isso significa que a cidade estará mais preparada para enfrentar qualquer desafio e também engloba a criação de uma cidade mais eficiente em termos de mobilidade urbana e um compromisso com a sustentabilidade ambiental.

Compartilhe este artigo
Pedro Correa é jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Passou pelo Alô Poços, Virando TV e SulMinas TV. Escreve notícias, reportagens, e é apaixonado por cinema.
Deixe um comentário