Remediação de embalados de Torta II são finalizados pela INB em Caldas

avatar
1 Min leitura

No último dia 14 de setembro, a INB (Indústrias Nucleares do Brasil) de Caldas finalizou a remediação de embalados de Torta II, na Unidade em Descomissionamento da cidade sul-mineira. Toda a operação foi fiscalizada pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear).

O revestimento foi realizado com novos tambores metálicos, e os paletes que sustentam o empilhamento dos tambores também foram substituídos. Desse modo, a capacidade de contenção dos embalados é melhorada. O material, chamado Torta II, é um resíduo de baixa radioatividade, resultado do tratamento químico da monazita, sendo sempre estocado de acordo com normas de segurança.

A primeira fase do trabalho aconteceu de janeiro a maio de 2022, onde foram priorizadas as pilhas instáveis e foi possível superar a meta com menos de dois meses de operação, tendo, por fim, um resultado de sobreembalagem e substituição de paletes de 3.500 tambores metálicos. A segunda fase da atividade foi iniciada em setembro de 2022 com meta de remediação de 16.100 tambores metálicos.

A monazita era processada entre as décadas de 40 e 90 em São Paulo/SP para produzir compostos de terras raras, utilizados em cerâmicas, composição de materiais eletrônicos, supercondutores, imãs permanentes e ligas metálicas especiais.

Compartilhe este artigo
Pedro Correa é jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Passou pelo Alô Poços, Virando TV e SulMinas TV. Escreve notícias, reportagens, e é apaixonado por cinema.
Deixe um comentário