Prefeito de Varginha assina decreto fixando Piso Nacional para os profissionais do Magistério Público Municipal para 2023

avatar
3 Min leitura

O prefeito de Varginha Vérdi Melo (Avante) assinou ontem, quarta-feira, 8, um decreto que concede o reajuste do piso salarial dos profissionais do quadro efetivo do magistério público municipal para o ano de 2023.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito explica que ficam reajustados para o ano de 2023, na proporção de 14,95% (quatorze vírgula noventa e cinco por cento), os vencimentos base dos profissionais do magistério público da educação básica, pertencentes ao Quadro Efetivo do Magistério Público Municipal, devidamente especificados no art. 3º da Lei Municipal nº 6.700, de 13 de março de 2020, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2023.

O índice de reajuste estabelecido no artigo anterior não é cumulativo com o reajuste nos vencimentos dos servidores públicos do Quadro Geral, de 6% operado por força da Lei Municipal nº 7.083/2023. Ou seja, os vencimentos dos profissionais da educação serão acrescidos em 8,95%.

O Decreto tomou como base a Lei Municipal nº 6.700, de 13 de março de 2020, de iniciativa exclusiva do Poder Executivo, sancionada pelo prefeito municipal, que determinou que os índices e percentuais utilizados para a fixação e reajuste do piso salarial dos profissionais do magistério público da educação básica, cuja forma de cálculo é estabelecida pela Lei Federal nº 11.738, de 16 de julho de 2008, e respectivas Portarias Interministeriais expedidas pelo Governo Federal, se aplica a todos os profissionais do Quadro Efetivo do Magistério Público Municipal.

Além do Parecer nº 1/2023/CGVAL/DIFOR/SEB/SEB, expedido pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação no bojo do Processo nº 23000.000973/2023-49, em que se concluiu pela atualização do Piso Salarial Nacional dos Professores do Magistério da Educação Básica Pública, para o ano de 2023, no percentual de 14,95%.

Por fim, o prefeito Vérdi Melo reforça que a iniciativa de aplicar o piso nacional, é exclusiva do Poder Executivo, cuja Lei foi sancionada pelo Prefeito Municipal. “Honramos o nosso compromisso com os servidores de trabalhar sempre pela valorização dos mesmo, não cabendo, por muitas vezes, a intervenção de terceiros”.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário