Poços de Caldas é destino final de rota de ciclistas italianos

avatar
3 Min leitura

Dez ciclistas italianos do grupo Alè Azzurri chegaram a Poços de Caldas nesta quinta-feira, 26, em uma rota que homenageia os 150 anos da imigração italiana no Brasil, a ser celebrada em 2025. O grupo saiu de Campinas, SP, no dia 16 de outubro, percorrendo mais de 1400 quilômetros, indo a Garibaldi, RS, no dia 23, segunda-feira.

O vice-prefeito, Júlio Freitas, recebeu os ciclistas, que chamam sua viagem de “Dal Veneto Al Brasile” – De Vêneto ao Brasil. “Poços tem forte influência italiana em sua cultura e nos sentimos muito honrados com o encerramento deste projeto na cidade”, ressaltou o vice-prefeito.

O grupo, conhecido por realizar trajetos longos pela Europa, é formado por Andrea Dal Col, Michele Bazzo, Andrea Bortolotto, Davide Bronca, Lino De Ioris, Andrea Michelet, Elio Montinaro, Alfredo Nardi, Michele Perencin e Cristiano Zanarotti. A maior parte deles é da cidade de Conegliano, da região de Vêneto.

A família Perecin, intermediada por Adriana Perecin, prima de Michele, convidou os cicilistas a virem para cá. “Eles aprenderam que os italianos vieram para o Brasil trabalhar nas fazendas cafeeiras na região de Campinas, por isso a viagem começou por lá”, conta. “Nossos trisavós eram irmãos, daí o interesse em conhecer Poços de Caldas e o Sul de Minas, que têm forte cultura italiana”, disse ela.

De acordo com o ciclista Elber Oliveira, de Poços de Caldas, que acompanha o grupo desde o início do percurso, o trajeto feito pelos italianos foi inspirado pelos caminhos que os primeiros imigrantes teriam feito nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O destino final, Garibaldi, foi escolhido porque o município tem relação de “gemellaggio” com Conegliano. Ou seja, são cidades “gêmeas”, que possuem traços comuns e laços de amizade.

O roteiro incluiu as cidades de Campinas, São Paulo, Registro, Curitiba, Joinville, Florianópolis, Caxias do Sul e Garibaldi. O retorno a Campinas foi feito de van. A cidade de Poços de Caldas foi o único município mineiro incluído no roteiro.

Compartilhe este artigo
Pedro Correa é jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Passou pelo Alô Poços, Virando TV e SulMinas TV. Escreve notícias, reportagens, e é apaixonado por cinema.
Deixe um comentário