Nany People será homenageada com exposição no Museu Histórico de Poços de Caldas

avatar
3 Min leitura

O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas vai participar da 17ª Primavera dos Museus, com a exposição “Nany: um leque de histórias. O tema deste ano é “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. A abertura da mostra será no dia 19 de setembro, às 14h, reunindo objetos pessoais e os deslumbrantes figurinos da artista, sua marca registrada.

A Primavera dos Museus visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais, e é uma ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o objetivo de intensificar a ligação com a sociedade.

A homenageada

A atriz, cantora, humorista e repórter Nany People é considerada uma referência da comunidade LGBTQ+ na região. Natural da cidade de Machado, MG, Nany é cidadã honorária e comendadora de Poços de Caldas, tendo crescido e vivido na cidade antes de partir para São Paulo no começo da carreira.

Sua força, personalidade, talento e carisma serão representados na exposição, por meio de seus suntuosos figurinos, dos quais se destacam os seus icônicos leques, vestidos e sapatos. A equipe do Museu Histórico e Geográfico esteve em São Paulo/SP com a homenageada em busca das peças que compõem a mostra.

Além disso, a exposição explorará a trajetória cronológica da atriz, sua biografia e o seu desenvolvimento como mulher que se auto fez. A mostra “Nany: um leque de histórias” fica em cartaz na Sala de Exposições Temporárias Nini Mourão, de 19 de setembro a 19 de outubro de 2023.

“A exposição visa trazer para o público um pouco da grandeza da trajetória desta grande artista, em consonância com a temática proposta pela 17ª Primavera dos Museus. Será um florescer de cores e texturas, reverenciando sua importância para a arte, a cultura e a identidade sul-mineira”, destaca a coordenadora do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, Nanci de Moraes.

Primavera

A Primavera é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus que acontece todo ano, no início da estação homônima, com um tema diferente para nortear as atividades dos museus, além de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Neste ano, a iniciativa visa estimular que os museus, detentores e promotores da memória, da cultura e das artes, contribuam para o reconhecimento, a valorização e o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção das suas próprias memórias.

Compartilhe este artigo
Pedro Correa é jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Passou pelo Alô Poços, Virando TV e SulMinas TV. Escreve notícias, reportagens, e é apaixonado por cinema.
Deixe um comentário