IF Sul de Minas – Campus Machado é denunciado por prática interna de racismo e apologia ao nazismo

avatar
2 Min leitura

O Instituto de Cidadania e Direitos Humanos – ICDH, recebeu grave denúncia de prática de crime de racismo e apologia ao nazismo ocorrido no dia 25 de maio nas dependências da sala de aula do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Machado, sul de Minas Gerais.

De acordo com  informações do ICDH, uma aluna teria envolvido o braço de uma aluna negra com pó de giz branco. Ela teria dito que aquela atitude era pra ela não sofrer mais racismo, pois a mesma era constantemente vitima de preconceito racial.

Ainda segundo informações do ICDH, a suposta agressora, teria o costume de prestar continência ao regime nazista fazendo elogios à suástica. Anteriormente, ela já teria desenhado a suástica no quadro da sala de aula.

O ICDH informou que no dia 5 de junho enviou um e-mail à direção do Instituto Federal solicitando informações sobre quais providencias estão sendo tomadas. Até o dia 6 de junho, no entanto, não teria havido resposta pro parte da instituição de ensino.

“Tendo em vista a natureza e a gravidade das condutas praticadas, além de seu potencial estimulante de comportamento social abominável e ameaçador à normalidade do convívio é fundamental providencias de medidas enérgicas e exemplares. O ICDH espera que o Instituto Federal do Sul de Minas não se omita diante da gravidade dos fatos. O espaço está aberto para manifestação do IFSM”, diz em nota o Instituto.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário