Flavinho homenageia escritor Odair Camillo pelo lançamento do livro que conta a história da Guarda Mirim

avatar
4 Min leitura

A Câmara aprovou, recentemente, um Requerimento contendo Votos de Congratulações ao escritor, professor e jornalista Odair Camillo pelo lançamento do livro Resgate de um Sonho, que conta a história da Guarda Mirim de Poços de Caldas. A homenagem é de iniciativa do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), que recebeu o autor e sua filha Cláudia Camillo nesta terça-feira, 9, no Plenário do Legislativo, para fazer a entrega de cópia do documento. Vários vereadores também estiveram presentes.

A Guarda Mirim, idealizada e fundada por Odair Camillo, com a participação fundamental de instituições como o Lions Clube Urânio, ofereceu a oportunidade do primeiro emprego, inclusão e inserção social para cerca de 20 mil jovens em situação de vulnerabilidade. O escritor relembrou o início do trabalho da Guarda Mirim e a trajetória da entidade por longos anos. “Em 1977, fui eleito presidente do Lions Clube Urânio. No meu discurso de posse, eu prometi cuidar dos menores carentes. Eu já tinha ideia do que seria. Tomei posse, tive uma reunião com o próprio Clube, que me deu todo o apoio, falei com o prefeito e começamos a criar a Guarda Mirim. Na época, já tinha-se a ideia de formar a Zona Azul, a cidade já era tumultuada no trânsito, então apresentei a ideia ao prefeito na época, Dr. Sebastião Pinheiro Chagas. Foi todo um processo, começamos a preparar os meninos, que vinham da Casa do Menor Dr. Ednan Dias, eram 40 menores atendidos lá. Depois de três a quatro meses, já estavam aptos para servirem a entidade”, contou.

Odair Camillo ressaltou que esta e outras passagens estão retratadas no livro Resgate de um Sonho. “Acolhemos, preparamos e demos o primeiro emprego para mais de 15 mil menores carentes. Tudo isso está retratado no livro. Quando comecei a pensar na obra, resgatei essa história, baseada em recortes de jornais sobre tudo que foi divulgado”, disse.

No Requerimento, Flavinho comentou que a área de mais de 1.400 m2 na Estação Fepasa/ Rua Junqueiras, que durante muitos anos abrigou a sede da Guarda, foi uma conquista fruto da dedicação do professor Odair, por meio de convênio assinado com a participação da Prefeitura. “O livro conta as dificuldades para a execução do projeto, a resistência de parte da população e de determinados grupos da cidade com relação à cobrança do estacionamento rotativo, a conhecida Zona Azul, sendo estas tarifas as que financiavam o atendimento aos adolescentes. Curioso verificar que, ainda na década de 1970, mobilidade urbana e falta de vagas de estacionamento no centro já eram problemas discutidos em Poços”, afirmou o vereador.

O legislador fez questão de destacar a trajetória profissional do jornalista Odair Camillo, que por 45 anos se dedicou ao Jornal Brand News. “Além de fundador e diretor do Brand News, Camillo se dedicou ao social. A sua família tem uma história muito bonita na nossa cidade, na imprensa, e Odair resgata um assunto muito importante, que por diversas vezes foi pauta na Câmara, que é a fundação da Guarda Mirim. Com certeza, a entidade acolheu e deu direcionamento à vida de milhares de crianças. O livro tem que ficar na história de Poços para refletirmos cada vez mais sobre o tema. Esse Votos de Congratulações é do meu gabinete, mas foi aprovado por todos os vereadores, se tornando um documento da Câmara Municipal. É um reconhecimento ao trabalho do autor e de toda a sua família em Poços de Caldas”, concluiu Flavinho.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário