Defesa Civil orienta população diante da chegada de frente fria

avatar
2 Min leitura

A chegada de uma massa de ar frio em Minas Gerais, no decorrer desta semana, provocou queda da temperatura do ar, especialmente ao amanhecer, além de baixos índices de umidade relativa do ar, no período da tarde, em boa parte do estado. Dessa forma, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu orientações para a população enfrentar as temperaturas mais baixas e o tempo seco.

No sul de Minas, a temperatura mínima pode chegar aos 2 °C e há previsão de formação de geada com intensidade fraca a moderada.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima fica em torno dos 21°C e a mínima na cidade chega a 6 °C. Além disso, devido à ação dos ventos, a sensação térmica pode ser ainda menor.

Tempo seco

O ar seco também vai predominar ao longo da semana. No período da tarde, os índices de umidade relativa do ar ficarão abaixo de 30% em todas as regiões de Minas Gerais, com exceção da faixa leste e nordeste do estado, onde a umidade proveniente do mar mantém o céu com maior cobertura de nuvens.

Dicas de proteção

A queda de temperatura aumenta o risco de incidentes e danos à saúde, por isso fique atento à estas dicas de proteção:

  • Evite permanecer em locais fechados e com grande fluxo de pessoas, pois o ambiente se torna propício para a proliferação de doenças respiratórias, como gripes e resfriados;
  • Higienize as mãos com frequência;
    O ar frio pode desidratar o corpo rapidamente, então é importante beber água constantemente, ainda que não sinta sede;
  • Fique de olho na previsão do tempo para sempre sair de casa com as roupas mais adequadas;
  • Lembre-se de manter crianças, idosos e animais de estimação bem agasalhados.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário