Concurso de Qualidade de Cafés tem recorde de inscritos em 2023

avatar
3 Min leitura

A 16ª edição do Concurso de Qualidade do Café de Poços de Caldas bateu recordes e promete ser um evento relevante para os produtores cafeeiros da região. Lançado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho em junho deste ano, o projeto tem como objetivo reconhecer os cafeicultores locais e colaborar para a produção de cafés especiais na cidade.

O destaque da competição deste ano é o recorde de inscrições, sendo 113 participantes, o que reflete a paixão e o comprometimento dos cafeicultores de Poços de Caldas pela busca de uma produção de café digna e de qualidade.

O Concurso de Qualidade do Café de Poços Caldas é considerado uma das maiores competições da Região Vulcânica, reunindo centenas de cafeicultores locais para competir em torno dos melhores cafés especiais da região. A décima sexta edição do evento, de junho a setembro de 2023, oferece uma riqueza de atividades esportivas.

O evento inclui uma degustação sensorial, momento crítico na avaliação da qualidade e características únicas dos cafés inscritos. Também será realizado um leilão presencial e on-line, criando a oportunidade aos cafeicultores de realizarem a venda de produtos com competividade e de maneira eficaz.

A 16ª edição do Concurso de Qualidade do Café de Poços de Caldas é uma colaboração entre a Prefeitura de Poços, Café Poços, IF Sul de Minas, Assodantas e Emater, com apoio do Café das Regiões Vulcânicas, Sebrae e apoio do Sindicato dos Produtores Rurais. O concurso está aberto a todos os cafeicultores da cidade que produzirão volumes significativos de café Arábica em 2023 e se enquadrem em uma das seguintes categorias: Café Natural, Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado e Café Orgânico.

“Com número recorde de inscrições e cronograma planejado, a 16ª edição do Concurso de Qualidade do Café de Poços de Caldas será um marco na história da cafeicultura local e um exemplo de como as comunidades podem se unir para alcançar a excelência nas cafeterias.”, relata o coordenador de Fomento Agropecuário na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Torres.

Programação

16/09 – Prova Sensorial no Instituto Federal de Machado;

26/09 – Leilão – presencial e on- line.
Local a confirmar.

01/10 – Almoço e Premiação.
Local a confirmar.

Compartilhe este artigo
Pedro Correa é jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Passou pelo Alô Poços, Virando TV e SulMinas TV. Escreve notícias, reportagens, e é apaixonado por cinema.
Deixe um comentário