Coluna Bastidores – 29/03/2023

avatar
3 Min leitura

CRIME AMBIENTAL

Na semana passada, a administração municipal respondeu a um requerimento do vereador Diney Lenon (PT) a respeito de uma série de cortes de árvores realizados na Serra de São Domingos pela CITUR (Circuito Integrado de Turismo de Poços de Caldas) – que recentemente assumiu a gestão dos pontos turísticos da cidade. Nele, o Executivo informa que não foram localizados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente documentos e autorizações referentes à supressão de árvores no local.

QUANTIDADE E ESPÉCIES

Ainda de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, um Boletim de Ocorrência lavrado pela Polícia Militar do Meio Ambiente, consta o corte seletivo, esparso e isolado de aproximadamente 60 árvores entre 3 a 5 metros de altura. Além disso, foi apreendido um volume estimado em 10 m3 de lenha em depósito com o autuado. As árvores arrancadas eram das espécies Massaranduba, Ipê da Serra, Guaperê, Capororoca, Carne de Vaca, Angico Cascudo, Canelinha (exótica) e ainda algumas mudas pequenas de Araucária.

O LAUDO TÉCNICO

No mês de janeiro desse ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu um Laudo Técnico elaborado pela Empresa APTA Engenharia, assinado pelos Engenheiros Ambientais Luiz Francisco Fernandes Pereira e Luana Auxiliadora de Resende, apresentado pela CITUR, para a execução de limpeza da área localizada no alto da Serra de São Domingos. O documento, porém, em sua conclusão, destacou que não haveria no local o corte de árvores.

O CONSELHO

Em reunião realizada pelo CODEMA (Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente) no último dia do mês de janeiro deste ano, foi autorizada apenas a realização de limpeza de vegetação no alto da Serra de São Domingos, no entorno do Cristo e nas proximidades do banheiro público existente no local, através de roçada (manual e mecânica), para a retirada do mato alto e vegetação invasora. Ou seja, os cortes foram ilegais.

GLOSSÁRIO

Importante ressaltar que os crimes ambientais se caracterizam por atos ilegais praticados contra o meio ambiente, e que venham a agredir a vida selvagem, biodiversidade e recursos naturais, direta ou indiretamente. Exatamente o que houve na Serra de São Domingos.

Atualizado Às 15h40 de 29/03/2023: Em contato com o site Coluna Bastidores, a Assessoria de Comunicação da CITUR informou que não se trata de crime ambiental e sim de uma infração conforme Boletim de Ocorrência lavrado pela Polícia Militar Ambiental. 

VENDA

A corrida eleitoral para 2024, definitivamente, já começou. Circula pela cidade o boato de que Ulisses Guimarães (MDB) e Thiago Biagioni (Podemos) estariam finalizando a compra de uma emissora de TV local por aproximadamente R$ 1 milhão. Um dos sócios, quando questionado por este colunista, se limitou a dizer: “por esse valor eu prefiro queimar a emissora inteira”.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário