Casos de sífilis apresentam aumento em Poços

avatar
2 Min leitura

A Secretaria de Saúde divulgou, nesta quinta-feira, 30, os dados em relação à casos de sífilis em Poços de Caldas. A doença teve um aumento na cidade, com 120 casos de sífilis adquirida, 34 em gestantes e 07 de sífilis congênita em menores de um ano.

A Sífilis é um Infeçaão Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponemo pallidum. A transmissão pode acontecer por relação sexual sem preservativo com pessoa infectada ou pela transmissão de mãe para filho na gravidez e parto. Nesses casos, pode ocorrer aborto prematuro, natimortalidade, manifestações congênitas precoces ou tardias, e ainda, morte de recém-nascido.

A benzilpenicilina benzatina é o medicamento de escolha para o tratamento da sífilis, sendo a única droga com eficácia documentada durante a gestação. O Brasil, assim como muitos países, apresenta uma reemergência da doença

“Estamos observando um aumento de casos de sífilis na cidade de Poços de Caldas, o que é muito preocupante, pois é um problema de saúde pública, e o acesso adequado aos serviços de saúde, à testagem e ao tratamento no pré natal refletem no aumento de diagnóstico, se mais pessoas fossem testadas, mais casos poderiam ser detectados e tratados, evitando o risco de sífilis congênita. É muito melhor que a mulher descubra antes da gravidez, para que a gestação seja tranquila e evitar a transmissão para o bebê. O diagnóstico evita o desenvolvimento de sintomas graves e corta a cadeia de transmissão”, afirma a Coordenadora do Programa IST/AIDS, Sirley Oliveira.

Compartilhe este artigo
Pedro Correa é jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Passou pelo Alô Poços, Virando TV e SulMinas TV. Escreve notícias, reportagens, e é apaixonado por cinema.
Deixe um comentário