Câmara de Poços recebe comitiva de Portugal para irmanamento com Ponte da Barca

avatar
4 Min leitura

A Câmara Municipal de Poços de Caldas recebeu na manhã desta terça-feira, 2, uma comitiva de Portugal para a irmanamento com a cidade de Ponte da Barca. O Projeto de Lei que oficializa ambas as localidades como cidades-irmãs teve parecer favorável pela comissão responsável, seguiu para o plenário e foi aprovado por maioria simples.

O encontro foi proposto a partir da publicação do livro: Cypriano Joseph da Rocha – Relato de uma Vida entre Portugal e o Brasil na Idade do Ouro, de António Andresen Guimarães, que conta toda a história do personagem português com o Brasil, principalmente com o sul de Minas. Cypriano, foi um dos percursores da região em 1737 e relata todas suas vivências na obra.

O escritor – que lançou seu livro em Poços de Caldas ontem, segunda-feira, 1º, dentro da programação da 18ª edição do Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – esteve acompanhado de Leonor Howorth Andresen Guimarães, Pedro Scott Howorth Andresen Guimarães, Maria João Marcelo Abecasis e Henrique Gomes Ferreira Abcassis. Também estiveram presentes no encontro Maria Helena Penteado, a diretora da GSC Eventos, Gisele Correa, e o representante do Sebrae, Ivan Figueiredo.

Importância da visita

De acordo com António Andersen Guimarães, o primeiro convite para vir a Poços de Caldas foi em 2020 para participar do Flipoços – o que não se concretizou em virtude pandemia da Covid-19. “Desde o início, a intenção era de apresentar este meu livro, que narra a história da fundação do sul de Minas com a também fundação do arraial de São Cypriano em 1737. A obra retrata sua vida desde os tempos de Portugal até a chegada a Bahia e posteriormente Minas gerais”, disse.

Para o presidente da Câmara Municipal de Poços de Caldas, Douglas Souza (União Brasil), o encontro, apesar de informal é extremamente importante para a cidade. “Essa é uma oportunidade para que a comitiva possa acompanhar o processo de irmanação entre Poços e Ponte da Barca. Nós temos muitos pontos em comum, como a literatura, por exemplo, e essa é uma forma de estreitar ainda mais os laços entre ambas as cidades”, disse.

Já para Gisele Correa é uma honra receber a comitiva de Portugal em Poços de Caldas. “A obra de Antônio Andersen Guimarães retrata um momento muito bonito e que dá relevância para o sul de Minas Gerais no contexto histórico do país”, afirma.

Nesta quarta-feira, 3, às 9h, na Prefeitura de Poços de Caldas, o prefeito Sergio Azevedo (PSDB) receberá o prefeito Augusto Marinho de Ponte da Barca para assinatura e formalização do projeto de irmanamento entre as duas cidades.

A cidade

Ponte da Barca é um dos quatro municípios que integram o Vale do Lima. O município foi fundado em 1125 e tem aproximadamente 11 mil habitantes. Fernão de Magalhães, o Navegador, nasceu em Ponte da Barca, e comandou a primeira viagem de circum-navegação provando que a Terra é redonda.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário