Inmet alerta para onda de calor nos próximos dias

avatar
2 Min leitura

A estação mais quente, o verão, ainda nem chegou e as temperaturas voltam a subir em áreas de 15 estados, mais o Distrito Federal, a partir de meio dia desta quinta-feira, 14, até 19h de domingo, 17. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, publicou, na manhã desta terça-feira, 12, o aviso laranja de perigo devido à nona onda de calor de 2023.

A cor laranja é do aviso intermediário de uma escala de riscos que varia de amarelo ao vermelho. Esta sinalização indica situação meteorológica perigosa, quando as pessoas devem se manter vigilantes e informadas regularmente sobre as condições meteorológicas previstas.

De acordo com o instituto, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro estão entre os estados que serão atingidos pelo intenso calor, além do noroeste do Espírito Santo, todo o Sul e Centro-Oeste do Brasil. Na região Nordeste, os alertas de calorão vão para os moradores da faixa oeste da Bahia, além do sul do Piauí e do Maranhão. Já no Norte, a onda de calor atingirá o centro-sul do Tocantins e áreas de Rondônia. As temperaturas poderão alcançar os 39° C, em algumas cidades brasileiras. A previsão do Inmet aponta que, já nesta terça-feira, a umidade relativa do ar deverá ficar em torno de 40% no Centro-Oeste e 30% no Sul do Brasil.

Compartilhe este artigo
Pedro Correa é jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Passou pelo Alô Poços, Virando TV e SulMinas TV. Escreve notícias, reportagens, e é apaixonado por cinema.
Deixe um comentário