Sétima edição do projeto Floresta de Bolso reúne mais de 90 voluntários em Poços

avatar
2 Min leitura

O projeto Floresta de Bolso continua transformando nossa cidade em um local ainda mais agradável para se viver. A sétima edição – sexta em Poços de Caldas – foi plantada na última quinta-feira, 15, na sede da Associação Maria Cinderela, no bairro São José. Mais de 90 voluntários participaram do plantio de cerca de 80 mudas.

A menor Floresta de Bolso é a dessa edição com aproximadamente 0,12 hectares. A maior delas foi a quinta, plantada na Unifal.

O projeto

Além do plantio de mudas, o Floresta de Bolso contempla também pinturas e outras intervenções como bancos, faixas de pedestres, arenas, instalações de equipamentos de academia ao ar livre, placas, iluminações, pérgolas e deck de madeira. A iniciativa é da Associação Poços Sustentável (APS) e Alcoa Foundation.

O nome do projeto é uma adaptação da expressão Pocket Garden que, em inglês, se refere a uma técnica amplamente disseminada em países como Estados Unidos e Alemanha.

Dentre os benefícios para a comunidade estão a melhoria da vizinhança, a devolução dos espaços ao lazer da população (melhoria da segurança), melhoria do microclima (umidade e diminuição da temperatura) e aumento da sensação de pertencimento, por exemplo.

As espécies

Todas as espécies plantadas são de espécies nativas da Mata Atlântica como Ipê amarelo (Handroanthus albus); Ipê roxo (Handroanthus impetiginosus); paineira (Ceiba speciosa); araucária (Araucaria angustifolia); pitanga (Eugenia uniflora); Angico vermelho (Anadenanthera colubrina); guatambu oliva (Aspidosperma parvifolium); jatobás (Hymenaea courbaril); monjoleiro (Acacia polyphylla); louro pardo(Cordia trichotoma);  pau bolo (Platycyamus regnellii); sapuva (Machaerium stipitatum); goiabeira (Psidium guajava); óleo de copaíba (Copaifera langsdorffii); fruto de macaco (Posoqueira acutifolia); canela batalha (Cryptocarya mandioccana); dedaleiro (Lafoensia pacari); araçás paca (Psidium cattleianum); grão de galo (Celtis glycicarpa); palmeira (pupunha) (Bactris gasipaes).

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário