A Coluna Bastidores publicou nesta segunda-feira, 17, uma série de notas a respeito do posicionamento do partido Rede Sustentabilidade ao longo dos últimos anos na cidade. O presidente municipal da sigla, Gerson Pereira Filho, através de contato pelo WhatsApp enviou uma resposta da sigla. O texto, na íntegra, segue abaixo:
NOTA DA COMISSÃO PROVISÓRIA DA REDE SUSTENTABILIDADE POÇOS DE CALDAS
Na data de 17/10/2022 o a Coluna Bastidores, do estimado jornalista Rodrigo Costa, publicou matéria em que faz menção a integrantes do partido Rede Sustentabilidade em Poços de Caldas e supostas intenções políticas para as futuras eleições municipais (2024). Afirma a matéria que o partido não tem tido ações no sentido da construção de uma frente ampla, à “esquerda”, visando o diálogo para uma possível unidade entre partidos do campo progressista, democrático, popular, para participação no pleito eleitoral municipal vindouro. E que já teria suas pré-candidaturas definidas, em torno de algumas de suas lideranças, não se estando, portanto, dispostos ao debate sobre uma frente local, aos moldes da que hoje abriga a candidatura Lula.
Diante de tais afirmações, a Rede Sustentabilidade em Poços de Caldas esclarece: a Rede é um partido que surgiu buscando a união dos melhores quadros, visando o princípio da sustentabilidade ambiental, social, cultural, econômica. São tais princípios que embasam os documentos e práticas partidárias, que não se pautam por interesses personalistas e fisiológicos, mas sim, vem se construindo em pautas programáticas, seja no âmbito Nacional, Estadual e Municipal.
Diante dos retrocessos ocorridos na conjuntura nacional nos últimos anos, a direção da Rede se posicionou no sentido de declarar apoio a Lula desde o primeiro turno e se unir a todas as forças progressistas e comprometidas com a luta contra o fascismo, o totalitarismo, o neoliberalismo predatório, o desgoverno negacionista que aí está. Na verdade, desde 2017 a Rede esteve presente em todos os momentos e instâncias que se colocaram na resistência contra os rumos assustadores dos governos nacional e estadual e seus respingos locais, responsáveis pela destruição ambiental, retrocessos sociais, sucateamento do Estado, agressões cotidianas à educação, saúde, ciência, cultura, direitos humanos e tudo o mais, com a política de ódio, intolerância, violência institucionalizada . A direção do partido tem se manifestado abertamente, no sentido de orientar os filiados, filiadas, militantes, que constituem sua base sólida e atuante, e esta militância tem apoiado as posturas e posicionamentos partidários.
A Rede Sustentabilidade é um partido comprometido com os processos democráticos. É neste sentido, que a Rede prevê em seu estatuto a paridade nas posições de liderança, denominadas de porta-vozes, sendo sempre uma mulher e um homem a ocupar a direção do partido. A Rede Sustentabilidade em Poços de Caldas é composta por mulheres e homens diversos que buscam a contribuição para a construção de uma cidade mais justa e fraterna e, é neste sentido, que tem atuado junto a outros partidos que compõem a frente ampla em Poços de Caldas. A Rede se orienta por uma postura descentralizada na condução de suas pautas e encaminhamentos internos, fortalecendo o papel dos integrantes de suas comissões e funções. Portanto, o partido não está submetido à deliberações verticais de um ou outro líder, mas visa preservar as instâncias de debate e decisões coletivas.
A Rede tem mantido diálogo com diferentes legendas partidárias, tentando refletir sobre os passos a serem tomados nas várias ações políticas, inclusive nas eleitorais, porém, entendendo que o eleitoral é um desdobramento do programático e da prática, e não um fim em si mesmo.
A Rede local possui em seus quadros lideranças respeitadas e que construíram grande base de apoio ao longo dos anos. Mas trata-se de um partido orgânico, embasado em documentos organizativos e programáticos, com encaminhamentos e decisões tomadas no âmbito coletivo, em plenárias de militantes, de acordo com as agendas e pautas definidas a seu tempo.
A Rede em Poços de Caldas valoriza os nomes de seus importantes quadros tais como os mencionados pelo jornalista, e que de fato tem representado eficientemente o Partido e são potenciais para a disputa e o exercício em qualquer instância política. Mas o Partido possui muitas outras lideranças igualmente ativas, em diferentes seguimentos e espaços políticos. Atualmente, o Partido está muito bem representado no exercício legislativo local , com dois vereadores que tem desempenhado um excelente trabalho perante os anseios da população poçoscaldense. Muitos outros integrantes do partido participam diariamente das decisões políticas buscando ações que venham a fortalecer o partido na cidade. A atuação legislativa neste mandato está em sintonia com outros representantes oposicionistas ( PT e pontualmente o PDT).
A Rede participou, sim, de uma aliança no período anterior recente, com o PSDB na administração local. Tal experiência tem sido constantemente avaliada, em seus acertos e erros, e o distanciamento e a ruptura ocorreram gradativamente, até sua efetivação em 2020. Frente a compromissos e responsabilidades públicas assumidas, o partido optou por cumprir o mandato para o qual fora eleito na condição da vice-prefeitura e frente aos setores que estiveram sob sua atuação direta. Porém, desde 2017/18, as diferenças programáticas, ideológicas e de diretrizes governamentais, foram exigindo uma postura crítica ao governo local e a consequente ruptura posterior.
Já durante as eleições municipais de 2020, a Rede procurou dialogar com várias candidaturas e partidos na busca de alianças, que não se viabilizaram por inúmeros e complexos fatores, que não podem ser atribuídos apenas como falta de vontade desta ou daquela parte, ou por interesses de protagonismo personalista. Passadas as eleições municipais de 2020 a Rede não apenas integrou como tomou a iniciativa de propor atuação conjunta entre os partidos que hoje constituem a Frente Ampla em torno de Lula.
Hoje a Rede integra a Federação junto com PSOL que no plano Federal e Estadual alcançaram grande êxito. No plano municipal, o intuito da Rede é construir o diálogo e a atuação conjunta tanto com o PSOL, que integra a Federação, quanto com todos os demais partidos da Frente. A Rede, no momento, está preocupada com a derrota do fascismo e a vitória eleitoral de Lula, sabendo que isto já será um grande passo, mas não o suficiente para reconstruir a democracia e minimizar os impactos negativos causados nesses últimos anos. As atuações partidárias e dos movimentos sociais e sindicais devem permanecer em unidade e com muito esforço, numa luta de longo prazo.
Eleitoralmente, no plano local, a intenção da Rede é de abertura ao diálogo e à construção conjunta de alternativas. E todos os encaminhamentos serão tomados no conjunto de sua militância e Comissão Diretiva, de forma não personalista. E para tal, se abre também à confiança e transparência dos demais Partidos e movimentos que integram a Frente. No entanto, entendemos que qualquer debate sobre eleições municipais de 2024 deve ser feito em momento certo, não de forma precoce ou nos bastidores, mas em agenda própria, transparente, pautada em programas, princípios e não em nomes. Estamos abertos a esta construção coletiva, em prol da cidade, Estado, País.
Aproveitamos para reafirmar o compromisso da Rede Sustentabilidade em Poços de Caldas com o princípio da sustentabilidade que compreende as diversas dimensões – ambiental, cultural, social – em busca da justiça social. Convidamos a todas as pessoas, de luta e de paz, que se identificam com tais valores e princípios a darmos as mãos na caminhada, para construção de uma cidade mais inclusiva e menos desigual.
COMISSÃO PROVISÓRIA DA REDE SUSTENTABILIDADE EM POÇOS DE CALDAS
17 de outubro de 2022