Projeto “Olhos Aventureiros” realiza passeio ciclístico com deficientes visuais em Poços neste sábado

avatar
4 Min leitura

No próximo sábado, 6, Poços de Caldas sediará o evento de ciclismo Pedal Olhos Aventureiros.  A idealizadora e principal organizadora, a engenheira ambiental, química e ciclista Thais Elaine Piva Lopes, traz para a cidade uma experiencia de interação e incentivo à prática do ciclismo em Bicicleta Tandem para pessoas com deficiência visual.

Contents

Thais ressalta que o encontro tem como objetivo  dar o ponta pé inicial para que  futuramente o evento se transforme no Projeto Olhos Aventureiros, ampliando a participação das pessoas com deficiência visual dos pedais em nossa cidade. Elaa diz também que não nao se trata de uma competição e que o objetivo principal é a inclusão, interação e a diversão entre todos os participantes. “Vamos realizar um pedal incrível, com a intenção de aumentar a cada vez mais o número de atletas participantes e ainda contribuir com a instituição.”

A organização do evento contou com a colaboração da ex-vereadora Ciça Opípari (PT) que atualmente é gerente de planejamento do Café Caldense, estudante de psicologia e ciclista.

O evento conta com o apoio da Associação dos Deficientes Visuais de Poços de Caldas (ADDV) e da Associação de Ciclistas de Poços de Caldas (ACPC) em parceria com a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas através das Secretarias de Esportes, de Defesa Social, do Departamento de Estradas de Rodagem, Polícia Federal e Polícia Militar de Minas Gerais.

O encontro de ciclistas terá vários atletas participantes de diversos grupos de pedal de nossa cidade, incluindo os atletas deficientes visuais de Poços de Caldas, Alfenas, Muzambinho e Campinas, além de ciclistas de Caconde.

A largada será às 7h30 com a concentração em frente à FEPASA na avenida João Pinheiro. O percurso será até a Fazenda Cocal e terá 48 km com 600M de elevação.

O evento é gratuito e aberto ao público. No local acontecerá o sorteio de brindes e a arrecadação de doação de caixas de leite que serão direcionadas para AADV.

AADV

A Associação dos Deficientes Visuais de Poços de Caldas é entidade de referência na prestação de serviços de reabilitação/habilitação, apoio pedagógico e educacional, social e familiar, para pessoas com deficiência visual, com baixa visão e deficiência visual total. Atende pessoas do sul de Minas Gerais e leste Paulista.

O recurso financeiro e os apoios necessários para a consecução dos trabalhos e a manutenção das atividades provêm de parcerias firmadas com a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e organizações da iniciativa privada, dos diversos eventos beneficentes realizados no decorrer do ano e dos convênios estabelecidos com as prefeituras municipais cujos munícipes recebam os atendimentos na instituição.

A AADV é certificada pelo CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social), CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social). É declarada de utilidade pública municipal, Estadual e Federal.

ACPC

A Associação dos Ciclistas de Poços de Caldas é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida como instituição de utilidade pública em Poços de Caldas, fundada em maio de 2018 com o intuito de contribuir para a melhoria da mobilidade urbana, bem como para o fomento da prática do ciclismo em todas as suas modalidades, segurança no trânsito e realização de eventos e cicloturismo.

A ACPC também é responsável por um dos principais trajetos de cicloturismo do Brasil, conhecida como Rota do Vulcão, única rota de cicloturismo do mundo a ser feito ao redor de uma caldeira vulcânica, na qual envolve 13 municípios em nossa região.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário