Pontos turísticos de Poços sofrem vandalismo

avatar
3 Min leitura

Diversos pontos turísticos de Poços de Caldas foram alvo de vandalismo nos últimos meses em Poços de Caldas. O Pórtico da entrada do Marco Divisório foi quebrado no último fim de semana, com pedras jogadas nas janelas e vidros estilhaçados. A fonte em frente à Câmara de Vereadores e a Fonte das Rosas também foram vandalizadas, com roubo de fios elétricos e a danificação de painéis. Também houve tentativa de furto de bombas de água, mas não houve consumação do crime.

A situação alarmante levou a Secretaria de Turismo a tomar medidas rigorosas para garantir a segurança desses locais que são fundamentais para a economia e a identidade da cidade. O secretário Israel Pereira tem acompanhado de perto esses casos preocupantes. Registros de ocorrência foram feitos junto à Guarda Civil Municipal para aumentar a segurança em torno desses locais e também para adquirir novos equipamentos de proteção do patrimônio turístico da cidade.

“Estamos profundamente preocupados com o aumento dos atos de vandalismo direcionados aos nossos equipamentos de turismo”, afirmou o secretário de Turismo, Israel Pereira. “Nossas fontes e fontanários, que não são apenas pontos turísticos, mas também fazem parte da nossa história e cultura, têm sido alvo frequente de destruição e depredação.”

Os prejuízos causados ​​por esses atos vândalos vão além do valor do material dos equipamentos danificados. Eles também geraram transtornos prejudiciais no serviço oferecido à população.

A secretaria de Turismo está trabalhando em estreita colaboração com a Guarda Civil Municipal para intensificar a segurança em torno de todos os equipamentos turísticos da cidade. Além disso, estão em andamento planos para aquisição de tecnologias de segurança avançadas, como câmeras de vigilância de alta resolução e sistemas de alarme, para proteger a cidade toda com o projeto “Cidade Inteligente”, a infraestrutura tecnológica será um pilar fundamental desse projeto, envolvendo a fibração da cidade e a implantação de um data center, que será o centro de tráfego das informações, incluindo imagens e monitoramento de vídeo com inteligência artificial.

O crime de vandalismo está previsto na lei 9.605 e também no artigo 144 do Código de Posturas de município, lei 9.166/2016, com multa de 50 a 500 UFMs. Quem flagrar atos de dano ao patrimônio pode denunciar pelos telefones 153, da GM, e 190, da Polícia Militar.

Compartilhe este artigo
Pedro Correa é jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Passou pelo Alô Poços, Virando TV e SulMinas TV. Escreve notícias, reportagens, e é apaixonado por cinema.
Deixe um comentário