Na sessão ordinária desta terça-feira, 25, na Câmara Municipal, os vereadores aprovaram uma moção de apelo para que a Prefeitura adote em Poços de Caldas. a gratuidade no transporte público neste domingo, 30, quando acontece o segundo turno das eleições presidenciais.
Após intensos debates em plenários, a moção de autoria dos vereadores Luzia Martins (PDT), Douglas Dofu (União), Tiago Braz (Rede), Diney Lenon (PT), Wellington Paulista (União), Silvio Assis (MDB) e Regina Maria Cioffi Batagini) foi aprovada por 10 votos. O vereador Wilson Silva (União) se absteve de votar, o vereador Roberto Santos (Republicanos) votou contra a moção e os vereadores Ricardo Sabino (PSDB) e Claudiney Marques (PSDB) saíram no plenário para não votarem.
Após a aprovação da moção, o secretário de Governo, Paulo Ney de Castro Jr., além de outros integrantes do secretariado municipal que foram convidados a falar sobre justamente sobre transporte coletivo para os vereadores, anunciou que a Prefeitura iria acatar o pedido de gratuidade no transporte público.
“Embora inexista obrigatoriedade da concessão da gratuidade universal no dia do segundo turno da eleição, para segurança do município no que se refere à viabilidade da implementação de tal medida, considerando os fatores técnicos elencados, o município esclarece que a concessionária disponibilizará as linhas e a frota nos mesmos moldes dos dias de sábado, e concederá a gratuidade no transporte público em horário a ser delimitado, para garantia do direito à voto, sendo que a fonte de custeio, possivelmente, será advinda da concessão de subsídio a ser aprovada pela Câmara Municipal”, disse a Prefeitura.
PEDIDO DE PARTIDOS
Antes, na sexta-feira, 21, o pedido de gratuidade integral do transporte público havia sido entregue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por partidos que compõem o Comitê Popular de Luta de Poços de Caldas.
Além da gratuidade, foi requisitado que o quadro de horários do transporte seja o dos dias úteis, com circulação dos veículos de transporte de PCDs.