Lideranças de Poços discutem exploração de Terras Raras em simpósio

avatar
2 Min leitura

Aconteceu na última quarta-feira, 25, na subseção da OAB em Poços de Caldas, o 1º Simpósio sobre Terras Raras – impactos ambientais e desenvolvimento sustentável. Jornalistas, sindicalistas, educadores e ativistas ambientais estiveram presentes, além do diretor executivo da Meteoric Resources, Marcelo Carvalho. A empresa começa, em breve, a exploração das terras raras no município.

Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Franco Martins, o coordenador de Fomento e Indústria, Gustavo Cotrin e o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Joelmar de Andrade.

Terras Raras

No último mês de agosto, o governador Romeu Zema esteve em Poços de Caldas para a assinatura do protocolo de intenções com a empresa Meteoric Resources NL para a extração de terras raras em Minas Gerais. O investimento da empresa será superior a R$1 bilhão no projeto de extração de argila iônica nas terras raras da região de Poços de Caldas. A expectativa é de geração de 700 empregos.

Os minerais originários das terras raras são utilizados em várias indústrias, principalmente na produção de energia renovável (turbinas eólicas e células fotovoltaicas), cabos, ímãs, baterias, entre outros produtos e equipamentos.

Os estudos sobre a qualidade e a quantidade dessas reservas são feitos há 12 anos pela Togni. Esses ensaios apontaram que o material possui um alto potencial mercadológico. Atualmente, a China concentra cerca de 90% da produção mundial de terras raras.

Compartilhe este artigo
Pedro Correa é jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Passou pelo Alô Poços, Virando TV e SulMinas TV. Escreve notícias, reportagens, e é apaixonado por cinema.
Deixe um comentário