A 6ª BRAvE – Base Regional de Aviação do Estado, com sede em Poços de Caldas, foi convocada nesta segunda-feira, 30, para auxiliar em uma operação de Transporte de Órgãos Vitais (TROV), seguindo acordo de cooperação firmado com o governo de Minas Gerais.
Às 6h da manhã, os militares foram para Itajubá, onde os médicos embarcaram, e partiram para Passos, para a captação de dois rins e um fígado. Um dos rins ficou na mesma cidade, outro foi levado para a Pouso Alegre e o fígado seguiu para Itajubá.
Ao mesmo tempo, outra equipe de médicos de Belo Horizonte foram levados pelo avião Pégasus 16 da Polícia Militar para fazer a captação do coração, já que deve ser reimplantado em 4h após a retirada. O órgão foi levado de volta para a capital do estado.
O doador era um Policial Militar, o qual manifestou em vida a seus familiares o desejo de ser um doador de órgãos. Em seu último ato, o doador ajudou 4 pessoas que estavam na fila do transplante.
Você sabia?
Você sabia que um doador de órgãos pode salvar até 8 vidas? A doação de órgãos e tecidos é realizada somente mediante a autorização da família e, por isso, a pessoa deve avisar aos familiares sobre a vontade de se tornar doador. A doação de rins ou parte do fígado pode ser feita em vida, para um familiar próximo. Atualmente, 43% dos familiares não autorizam a doação de órgãos, por desinformação, desconhecimento da vontade do doador ou questões religiosas.