Para avisar a população a respeito de desligamentos no fornecimento de energia elétrica, a DME Distribuição passará a usar os serviços fornecidos por aplicativo. Quando houver manutenções na rede elétrica e outros tipos de execução em que seja necessário o interrompimento temporário da energia, será possível verificar através do app DME Poços de Caldas, disponível para Android e iOS.
Os serviços são programados semanalmente conforme as inspeções realizadas. A DMED procura realizar essas atividades sem interferir na continuidade do atendimento, mas, em algumas situações, para garantir a segurança da população e dos envolvidos no trabalho a ser executado, é necessário o desligamento programado.
Até então, a população era avisada por informativos impressos, o que nem sempre era efetivo, já que poderiam sumir junto de folhetos de propagandas ou similares. Além disso, a distribuição de papéis não atende o que está estabelecido em resolução da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), já que não contribuem para a preservação ambiental.
Também é possível verificar os desligamentos no site, ao clicar diretamente no primeiro banner em destaque na página, ou também acessando o menu Atendimento > Agência Virtual > Desligamentos Programados, ou pelo link: https://www2.dmepc.com.br/AgenciaVirtual/ServicosComplementares/DesligamentosProgramados
A distribuidora orienta ainda que, em caso de falta de energia elétrica, o consumidor primeiro verifique se não há um defeito interno na unidade consumidora, conferindo se os disjuntores do padrão de energia elétrica e do quadro de distribuição interna estão ligados. O segundo passo é acessar pelo site ou no aplicativo se está ocorrendo uma interrupção programada na unidade consumidora. Agora, caso seja detectado um problema no fornecimento, comunicar a falta de energia é importante para que a DMED possa verificar e restabelecer o mais rápido possível.