Coluna Bastidores – 30/11/2022

avatar
4 Min leitura

@GAAB___Y

O Secretário Municipal de Cultura Gustavo Dutra, além de agir nos bastidores para tentar se manter no cargo sem contar com a simpatia do prefeito, agora tenta descobrir quem seriam as pessoas de dentro e fora da Secretaria que estariam vazando informações para a Coluna Bastidores. O roteiro é bem semelhante ao que aconteceu na Secretaria de Saúde durante as irregularidades apontadas na pasta que culminaram com uma CPI. Novas informações que chegam dão conta de que já existe uma movimentação, inclusive, para o adiamento da próxima reunião do Conselho Municipal de Cultura.

FAVORECIMENTO I

A preocupação de Dutra faz sentido. Fontes revelaram a este jornalista que o processo de escolha de profissionais no edital de 150 anos de Poços de Caldas não levou em conta critérios de avaliação importantes como capacidade técnica, currículo e experiência. Também apontam inconsistências em diversas propostas aprovadas pela Secretaria Municipal de Cultura para integrar a programação que indicam que a escolha dos artistas selecionados talvez tenha sido parcial. Como já disse Maquiavel, “aos amigos os favores, aos inimigos a lei”.

FAVORECIMENTO II

Artistas e profissionais de sonorização de eventos da cidade também revelam o favorecimento a determinados produtores e profissionais técnicos – como os responsáveis pelas estruturas de sonorização e iluminação – e também da classe artística por parte de uma servidora da Secretaria Municipal de Cultura que meses atrás, por exemplo, teria direcionado o incentivo fiscal de uma rede hoteleira estabelecida na cidade a pessoas com quem manteria um relacionamento próximo, a fim de favorecer à época o seu namorado – que integrava esses projetos.

FAVORECIMENTO III

A reclamação, porém, é antiga. Desde 2020 existem denúncias e reclamações do favorecimento da servidora ao seu namorado que mesmo não tendo toda a estrutura necessária para a realização da totalidade dos eventos de Poços de Caldas – como o Julhofest – conseguiu vencer todas as licitações e contratações de sonorização das Secretarias de Cultura e Turismo.

REPRESÁLIA

Conforme apuração da Coluna Bastidores, artistas temem represálias ao apontar tais favorecimentos uma vez que a mãe da servidora está lotada na Secretaria da Fazenda.

FOM-FOM

Na sessão ordinária de ontem da Câmara Municipal, o vereador Tiago Braz apresentou um pedido de informações para o Executivo questionando a aquisição de um veículo SUV, no valor de R$ 185 mil, para atender as atividades do Gabinete do Prefeito Municipal. Entre os questionamentos, o que teria motivado a compra e a necessidade de o Poder Público adquirir um veículo de alto padrão. Enquanto o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) ameaça aumentar para 75 anos a idade mínima para a gratuidade do transporte público para idosos, compra para si um luxuoso veículo.

Se você gostou desse conteúdo, saiba que é possível apoiar a Coluna Bastidores. Faça um PIX de qualquer valor para a chave [email protected] e ajude a manter o jornalismo independente de Poços de Caldas.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário