DEPÓSITO
Entre novembro e dezembro de 2022, servidores denunciavam que as dependências do Estádio Ronaldão haviam se tornado uma espécie de depósito para enfeites natalinos da cidade. De acordo com eles, luzes foram alocadas no espaço sem o menor cuidado ou preocupação com uma possível reutilização. A Coluna Bastidores recebeu um vídeo do espaço que, de fato, mostra as péssimas condições do local. Pelo visto, o cuidado com o bem público tem passado longe dos responsáveis.
Vídeo: Enfeites de natal nas dependências do Estádio Ronaldão
RIP
A movimentação partidária entre os filiados na cidade do PTB e do Podemos deve ser observada com atenção nos próximos meses. Para superar a clausula de barreira, o primeiro optou por uma fusão com o Patriota para criar o Mais Brasil. O segundo se incorporou ao Podemos. Importante ressaltar que ambos contam com quadros municipais importantes. O PTB, forte em outros tempos, tem Waldir Miguel, Ércules Tassinari, João Batista Cioffi, Luiz Carlos Pena e Silva e o youtuber Alberto Silva. Já o PSC, forte desde 2016 sob a presidência de Wanderlei Monteiro, conta com o vereador Marcelo Heitor, o ex-vereador Carlos Roberto de Oliveira Costa e o jornalista Paulo Marcelo. Importante ressaltar que por muito pouco, em 2020, a sigla não conquistou uma segunda cadeira na Câmara.
TUCANATO I
Ainda nas questões partidárias, há expectativa quanto aos rumos do PSDB local. Está definido, por exemplo, que o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) não terminará o mandato no partido. Conforme antecipado por este colunista, ainda no ano passado, uma reunião no gabinete entre o alcaide e o atual líder do União Brasil Tiago Cavelagna teria selado sua ida para a sigla visando 2024. De uns tempos pra cá, porém, a conversa esfriou. Azevedo, inclusive, teria conversado com outros partidos. Mais do que a sucessão, seu objetivo é ser deputado em 2026.
TUCANATO II
Confirmada a saída do prefeito, muitos acreditam que o PSDB sofre um esvaziamento. Até mesmo o vereador Flavio Togni de Lima e Silva (PSDB) já anda sendo cortejado por outros partidos.
MATEMÁTICA
Quem quiser ser vereador em 2024 é bom começar a fazer as contas. O número de candidatos por partido na cidade caiu – a chapa completa agora será de 16 concorrentes. Além disso, só podem concorrer à distribuição das “sobras” os candidatos que obtiverem votos equivalentes a pelo menos 20% do quociente eleitoral e os partidos que conquistarem um mínimo de 80%. Pelas novas regras, tem vereador da atual legislatura que ficaria fora da Câmara se repetisse o número de votos da última eleição.