Coluna Bastidores – 14/06/2023

avatar
4 Min leitura

NOTÍCIA DE FATO

O procurador Túlio Flávio Beggiato do Ministério Público Federal de Pouso Alegre instaurou notícia de fato para investigar as obras que envolvem a Alameda Poços de Poços de Caldas. O documento revela o início de uma investigação para apurar vícios no processo licitatório por desvio de finalidade, ilícitos ambientais pela sua localização, possível ocorrência de malversação de recursos oriundos do Fundephact, realização de obra localizada em área de preservação permanente e possível omissão na obtenção de licenças ambientais.

PROBLEMAS ADICIONAIS

Ainda de acordo com a análise preliminar do MPF, um fato merece atenção. No dia 23 de novembro de 2022, a empresa JEMAC foi a vencedora do processo licitatório das obras da Alameda Poços. Documentos públicos desse processo fazem referência a um projeto arquitetônico de autoria da empresa Luiz Flores & Filhos LTDA. O responsável pela elaboração desse projeto seria o arquiteto Ulisses Donizete Flores – que também responde como um dos sócios.

LIGAÇÕES PERIGOSAS

O MPF afirma que o projeto de revitalização teria sido alvo de reunião e aprovação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas – órgão, por sinal, da própria Prefeitura. Porém, não teriam sido encontradas no portal da administração municipal nenhum processo licitatório a respeito do projeto em questão. No entanto, o Ministério Público Federal obteve acesso a atas do mesmo conselho em que consta como conselheiro o arquiteto Ulisses Donizete Flores. Esse fato configuraria uma estranha ligação entre ele e o conselho que aprovou o projeto da Alameda Poços.

E NÃO PARA POR AÍ…

Ainda de acordo com o despacho, também não constaria no CNPJ da empresa Luiz Flores & Filhos LTDA a atividade de elaboração de projetos arquitetônicos. Por tudo isso, suspeitando da lisura do processo de escolha do projeto, o MPF solicita ao Ministério Público de Minas Gerais a investigação dos fatos – mesmo tendo o MP de Poços de Caldas já se posicionado que não iria interferir no processo. Que papelão, hein?

PARTIDO

Mensagem de WhatsApp que circula entre os filiados do PT de Poços de Caldas revela que o clima no partido não é dos melhores. Um dos filiados chama a atenção da militância para que o partido não cometa o mesmo erro de 2020 quando não lançou candidato a prefeito. O texto diz também que a ausência na sigla na disputa majoritária municipal teria refletido no número de vereadores eleitos e de que o PT corre o risco de perder o protagonismo e a liderança dos partidos de esquerda em Poços de Caldas.

PERDEU

Em conversas de bastidores, Tereza Navarro teria admitido que dá como certa a perda de comando do Partido Liberal (PL) em Poços de Caldas. Nos próximos dias, a nova comissão provisória da sigla – agora sob o batuta do atual grupo do PSC – deve ser publicada. Com direito a Alessandro Gaiga entre os integrantes.

A SURPRESA É…

Uma galera que sempre reclamou de lideranças que tomam partido das outras, estarem agora fazendo o mesmo.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Costa tem 40 anos e é jornalista com MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Já atuou em rádios e emissoras de televisão de Poços de Caldas como a Difusora AM e a Transamérica FM. Desde 2016 também atua em assessorias de comunicação e coordenadoria geral de campanhas eleitorais.
Deixe um comentário